2022 - RENAULT R5 TURBO 3E CONCEPT

Muito aguardado e precedido por uma campanha de expectativa de dimensões exageradas criada pela marca francesa, finalmente a reedição moderna de um clássico esportivo como o Renault 5 Turbo já está aqui. Agora, ao contrário do seu ‘avô’, que se converteu em um monstro de rallys, agora chega como um modelo criado para fazer drift.
Seu nome é Renault R5 Turbo 3E, ou seja, a reinterpretação elétrica de um modelo que, em suas versões Turbo e Turbo 2, ainda continua levantando emoções e quebrando a banca nos leilões.
Mas além de tudo isso, com este show car, a marca francesa segue abrindo o caminho para dar as boas-vindas ao novo Renault 5. Algo que já começou a fazer com o 5 Prototype, é claro. O objetivo do fabricante é “preparar o seu futuro 100% elétrico na Europa com 2030 no horizonte”.
Curiosamente, a ascensão dos modelos elétricos está deixando uma chamativa contradição: cada vez é mais habitual encontrar-se com o sobrenome Turbo em carros livres de emissões. Começou na Porsche com o Taycan, e parece que agora a Renault não ficará muito atrás. Coisas dos tempos modernos...
Além do espetacular aerofólio traseiro e a denominação 3E (em referência ao fato de ser o terceiro da saga e à sua natureza elétrica), estamos falando de um modelo de propulsão traseira, com dois motores elétricos (cada um encarregado de mover uma roda), que se alimentam através de uma bateria de íons de lítio de 42 kWh de capacidade.
Com este esquema, não é de estranhar que ofereça um rendimento e desempenho de primeira ordem. O R5 Turbo 3E oferece nada menos que 380 cv de potência e 700 Nm de torque máximo.
Dados mais que suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 3.5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h. Do mesmo modo, a Renault afirma que a manobra de aceleração pode ser completada em 3.9 segundos se for ativado o modo drift, assim imaginamos que, nesse caso, será priorizado o fato de criar uma boa nuvem de fumaça com os pneus traseiros.
O Renault R5 Turbo 3E conta com rodas de 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira, e soma um peso total de 1.500 quilos, que são distribuídos entre os 980 do carro e os 520 do pacote de baterias (que se recarregam em duas horas, em um ponto de 380V/32A).
Com relação ao chassi, é do tipo tubular e o carro conta com barras de segurança homologadas pela FIA. E como um bom competidor de drift, dispõe de uma alavanca de freio a mão em posição vertical e até 10 suportes distintos sobre os quais são montadas câmeras para captar a ação.
A chamativa carroceria mede 2.02 metros de largura, que significa cerca de 25 cm a mais que o Turbo 2, assim como 4.01 metros de comprimento e 1.32 metros de altura, que se combinam com uma distância entre os eixos de 2.54 metros. Os pneus medem 225/35 R19 na dianteira e 325/25 R20 na traseira.
A Renault estará expondo o R5 Turbo 3E no mês que vem no Salão de Paris 2022. E embora não haja planos para levar o protótipo à produção, parece que a Alpine terá seu próprio derivado do modelo, de modo que parece que poderemos desfrutar de um Renault 5 elétrico e de estilo esportivo.