2021 - ROLLS-ROYCE PHANTOM ORIBE BY HÈRMES

A Rolls-Royce é conhecida tanto por seus luxuosos automóveis como por suas criações específicas e o último a chegar foi o Phantom Oribe. Encomendado pelo colecionador de obras de arte e empresário multimilionário japonês, Yusaku Maezawa, este one-off foi criado em colaboração com a casa de moda francesa Hermès e se inspira na “coleção de classe mundial de cerâmica japonesa antiga” de Maezawa.
Concebido como um ‘jato terrestre’, este Phantom tão especial se distingue por exibir um acabamento exterior de dois tons que imita os esmaltes verdes e creme dos antigos artigos de Oribe. Em particular, o automóvel veste um tom Oribe Green na medida, que a Rolls-Royce também colocou à disposição para seu uso no jato privado de Maezawa, em contraste com uma parte inferior de cor branco creme. No demais, o grande sedan britânico permanece inalterado.
O design de dois tons continua no habitáculo, já que o Seashell White contrasta com o couro Hermès Enea Green. Este último foi aplicado em todos os pontos de contato principais e está unido por rebites Hermès nos apoios de cabeça e nos suportes traseiros das pernas. Em outras zonas surgem superfícies de madeira de alta qualidade, seja no console central ou nos lugares traseiros, enquanto que o tecido Hermès Toile H foi aplicado nos descansa braços e no revestimento interior do teto.
Completam os aspectos mais destacados um esfriador de champanhe, tapetes de lã de carneiro e uma gravação muito especial no painel, pois a Hermès encomendou uma obra de arte baseada em um desenho do célebre artista e ilustrador francês Pierre Péron (1905-1988), que criou muitos dos desenhos da casa, como dos seus icônicos lenços. A obra, inspirada no famoso motivo do cavalo da Hermès, está pintada à mão em Open Pore Royal Walnut e se apresenta como se estivesse sendo mostrado em uma galeria de arte, atrás de um vidro.
Debaixo do capô não há nenhuma alteração de forma que o protagonista é um propulsor V12 turbo alimentado de 6.75 litros, que desenvolve 571 cv de potência e um torque máximo de 900 Nm. Este motor surge acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades que envia toda a energia ao eixo traseiro. Com isso, o Phantom consegue alcançar os 100 km/h em 5.3 segundos e sua velocidade máxima é de 250 km/h.
Nas palavras do CEO da Rolls-Royce, Torsten Müller-Ötvös: “Este automóvel é uma expressão magnífica do nosso produto principal e reúne duas casas com mais de três séculos de experiência e herança combinadas. Foi um privilégio extraordinário trabalhar com a Hermès em um projeto criativamente desafiante e tecnicamente exigente, e dar vida à extraordinária visão de nosso cliente”.