2020 - SKODA KAMIQ UK VERSION

Após ter revelado pequenas antecipações, finalmente o fabricante checo apresentou de forma oficial o Skoda Kamiq, o novo SUV cuja apresentação está prevista para o Salão de Genebra 2019 que será celebrado no próximo mês de março.
Trata-se de um novo crossover de tamanho pequeno da Skoda, equivalente aos seus primos SEAT Arona e Volkswagen T Cross, com os quais compartilha a plataforma modular MQB, além de inúmeros componentes tecnológicos e mecânicos. Mede 4.241 mm de comprimento, 1.793 mm de largura e 1.531 mm de altura, enquanto que sua distância entre-eixos é de 2.651 mm. O porta-malas possui um volume de 400 litros e pode ser ampliado até alcançar os 1.395 litros ao rebater os bancos traseiros.
O novo Skoda Kamiq chegará para ocupar o degrau de acesso à linha SUV da empresa, abaixo dos Karoq e Kodiaq, um pequeno crossover que junto com os SEAT Arona e Volkswagen T-Cross formará a ofensiva do grupo alemão dentro do segmento B-SUV.
Exteriormente conta com um design de aspecto robusto, e uma de suas principais senhas de identidade são os faróis divididos em duas seções, uma nova linguagem de design da marca checa, que posteriormente encontrará seu caminho em outros modelos da Skoda. A área superior dos faróis é uma delgada linha de LEDs que cumpre com as funções da iluminação diurna, enquanto que a iluminação principal se situa imediatamente abaixo, que de forma opcional também poderá ser em LED.
O interior não é surpresa, já que é idêntico ao do Skoda Scala, além de contar com muitos detalhes que são comuns a outros modelos da marca checa. Conta com uma instrumentação digital configurável Virtual Cockpit com base em uma tela de 10.25 polegadas, além de um sistema de infotainment Amundsen com tela táctil de até 9.2 polegadas.
A oferta inicial de motores inclui várias alternativas gasolina e diesel. A linha começa com o 1.0 TSI de 95 cv, um propulsor que também será oferecido com 115 cv de potência e em versão de gás natural 1.0 G-TEC de 90 cv. Por cima fica o 1.5 TSI de 150 cv com gestão ativa de cilindros, como alternativa de maior desempenho.
O primeiro deles se combina com uma transmissão manual de cinco velocidades, enquanto que os mais potentes podem ser associados a uma transmissão manual de 6 velocidades ou automática DSG de dupla embreagem de sete relações.
Na linha diesel a oferta contempla o 1.6 TDI de 115 cv, que também pode combinar-se com a transmissão manual de seis velocidades ou DSG de sete relações.