2020 - SKODA ENIAQ PROTOTYPE

A eletrificação na Skoda já é uma realidade e depois de apresentar a versão híbrida plug-in do Superb e o Citigo elétrico, o primeiro SUV 100% elétrico fabricado pela marca checa, já está a caminho. Trata-se do Skoda Enyaq, um crossover ecológico que havíamos visto anteriormente camuflado em plena fase de testes e que agora surge novamente com seus detalhes mais relevantes.
A Skoda escolheu esta denominação a partir da palavra irlandesa ‘enya’ que significa fonte de vida, algo que simboliza a entrada do fabricante na nova era da mobilidade elétrica. Além disso, também começa por ‘E’, o que evoca esta eletrificação e termina com o ‘Q’, como todos os SUVs da marca.
Inspirado no Skoda Vision E Concept, um SUV totalmente elétrico com tração total e 225 kW de potência capaz de oferecer ao condutor uma tecnologia de condução autônoma de Nível 3, e disposto sobre a plataforma MEB do Grupo Volkswagen idealizada para seus carros de zero emissões, o Enyaq promete assinalar um marco na Skoda e talvez por este motivo, a marca trasladou esse mesmo powertrain ao seu primeiro veículo baseado sobre a citada arquitetura modular para veículos elétricos.
Estamos diante de um veículo que apresenta dimensões imponentes, já que mede 4.65 metros de comprimento por 1.87 de largura e 1.61 de altura, com uma distância entre-eixos de 2.75 m. Além disso, o Enyaq se destacará por sua habitabilidade e pela capacidade do seu porta-malas, pois este acomoda 585 litros e conta com uma soleira de carga situada em uma posição baixa que permite carregar a bagagem sem esforço. Tudo isso com uma estética chamativa, certamente inspirada no citado concept Vision E, com uma figura geral bem mais afilada e alongada que a do Karoq e com faróis e lanternas que se assemelharão bastante aos dos últimos Skoda Kamiq e Scala, mas com um ponto de atrativo extra.
Infelizmente, não podemos confirmar este aspecto com as últimas imagens oferecidas pela própria marca, já que elas oferecem um Enyaq completamente camuflado, embora se possa intuir alguns traços como, por exemplo, um desenho de ópticas inspirado nas do seu irmão Kodiaq. Esta galeria de fotografias não inclui nenhuma do interior, mas a Skoda confirmou a presença de uma grande tela central de 13 polegadas e um habitáculo de estilo minimalista. Além disso, haverá conexão permanente à internet, um head-up display com realidade aumentada e inclusive materiais sustentáveis, como couro de azeitona.
Com relação à parte técnica, além da presença da mencionada plataforma MEB, cabe destacar que este SUV será oferecido com três tamanhos de bateria e cinco versões de potências diferentes, assim como tração nas rodas traseiras ou nas quatro. As versões básicas contarão com um motor situado no eixo traseiro, enquanto que as de maior desempenho adicionam uma segunda unidade ao eixo dianteiro. A Skoda destaca que o Enyaq com as especificações mais elevadas é capaz de rebocar cargas de até 1.200 quilos.
A linha é distribuída da seguinte forma. Por um lado, temos as três versões de tração traseira. Estas são as denominadas iV 50, 60 e 80, com potências de 109, 132 e 150 kW respectivamente. A capacidade de suas baterias é de 55, 62 e 82 kWh, enquanto que a autonomia estimada é de 340, 390 e 500 quilômetros. Por outro lado, surgem as duas versões de tração total, às quais a Skoda se refere como 80X e vRS. Estas oferecem 195 e 225 kW de potência e utilizam uma bateria de 82 kWh que lhes permite rodar até 460 km de autonomia. Além disso, o vRS é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6.2 segundos e sua velocidade máxima é de 180 km/h.
Na hora de repor a energia da bateria se pode optar por três vias diferentes. A mais simples de todas, e também a mais lenta, é a carga doméstica com uma tomada de 230 volts e uma saída de 2.3 kW. A opção intermediária é um Wallbox de até 11 kW que requer entre seis e oito horas para uma recarga completa, em função do tamanho da bateria. Por último, está a alternativa de carga rápida DC com uma tensão de saída de 125 kW e um tempo de 40 minutos para passar de 10 a 80% da carga.
O Skoda Enyaq fará parte dos seis veículos elétricos e quatro híbridos, tanto convencionais como plug-in, que a Skoda pretende ter prontos para o ano de 2025, como parte de sua estratégia de eletrificação. Todos eles serão fabricados na República Checa, junto com componentes elétricos de todas as marcas do Grupo VAG, na planta da Skoda em Mladá Boleslav.
A produção começará no final de 2020 e as primeiras unidades chegarão no início de 2021. O SUV elétrico será oferecido também com a versão de equipamento ‘Founder’s Edition’, dotada de equipamentos especiais e um aspecto distinto, limitada a 1.895 unidades, que celebrará a fundação da empresa há 125 anos.