2020 - SKODA OCTAVIA RS iV

Os tempos mudam e a marca checa se adapta. Um claro exemplo disso é o Skoda Octavia RS iV, o primeiro RS da história da empresa que é híbrido plug-in. Ao seu motor a gasolina 1.4 TSI de 150 cv é associado um outro elétrico de 85 kW para oferecer uma potência conjunta de 245 cv e um torque máximo de 400 Nm, tudo isso enviado às rodas dianteiras através de uma transmissão DSG de seis velocidades. Desta forma, se toma o melhor da eletrificação, conseguindo um melhor rendimento com consumo e emissões mais reduzidos, cumprindo com a norma EU6d-Temp. E mais, graças à sua bateria de 37 Ah, o equivalente a 13 kWh, tem uma autonomia de até 60 km em modo elétrico no ciclo WLTP.
Não apenas sua imagem é interessante, também o seu desempenho. Estes 330 Nm de torque que estão disponíveis imediatamente graças ao motor elétrico, lhe permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 7.3 segundos. Além disso, alcança os 225 km/h de velocidade máxima.
Não é preciso ter um bom olho para diferenciar o Skoda Octavia RS iV do Octavia 2020. A primeira coisa que chama a atenção são suas rodas de liga leve de 19 polegadas - de série são de 18 - que escondem pinças de freio no tom vermelho. Além disso, também a grade em preto, a mesma com que mostram as carcaças dos retrovisores externos, o difusor, o aerofólio - no caso do sedan - e os aditamentos aerodinâmicos, sem ignorar a palavra ‘Skoda’ na tampa traseira.
No interior, o Skoda Octavia RS iV apresenta a mesma sintonia: esportividade. Predomina a cor preta, embora receba toques nas cores cinza e vermelho, como nas costuras dos bancos tipo bucket e no volante estofado em couro perfurado com o logo vRS no braço inferior. Soma-se a isso a Alcantara que cobre parte do painel e dos painéis das portas, assim como as molduras que imitam o padrão da fibra de carbono.
O novo Skoda Octavia RS iV era uma das novidades que iriam ser apresentadas no Salão de Genebra 2020. Não há uma data exata da chegada aos concessionários nem o seu preço.