2020 - TATA ALTROZ

O fabricante indiano desembarcou no Salão de Genebra 2019 com o TATA Altroz, um polivalente que eleva a aposta da marca dentro do segmento B, um carro de formato dinâmico com o qual o fabricante tentará conquistar os europeus.
A Maruti-Suzuki é líder indiscutível no mercado indiano e com o novo Altroz, a TATA tentará encarar o bem-sucedido Suzuki Baleno. Mas a TATA Motors esconde ainda outras intenções, já que faz tempo que ensaia o seu retorno ao velho continente e o novo Altroz poderá estar entre os candidatos a ocupar um lugar na linha europeia da TATA Motors.
Embora a TATA Motors o tenha descrito como um ‘utilitário Premium’, observando as primeiras imagens se percebe que o TATA Altroz ainda está muito longe de poder competir na mesma faixa de propostas como DS e MINI, mas de toda forma, a verdade é que se trata de um passo adiante em relação aos modelos anteriores, já que estreia acabamentos mais cuidados e um equipamento mais rico, podendo assim competir, pelo menos em seu mercado doméstico, na parte mais alta do segmento.
Na Índia o Altroz oferecerá um equipamento bem completo no que diz respeito à conectividade, com um sistema de infotainment com uma tela táctil de 7.0 polegadas que inclui Bluetooth, USB e compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, contará com climatizador automático, computador de bordo, acesso sem chave, partida por botão, câmera de visão traseira, etc.
Em termos de mecânica, o novo TATA Altroz estará equipado com um motor a gasolina, mas haverá também versões diesel e até puramente elétricas. A oferta inicial contemplará na Índia um motor de 1.2 litros que desenvolve 75 cv de potência e um torque máximo de 140 Nm. Mais tarde chegara a vez do TATA Altroz EV, uma versão 100% elétrica com uma autonomia próxima dos 300 quilômetros.