2019 - TATA H2X CONCEPT

O fabricante indiano TATA Motors também está presente no Salão de Genebra 2019. A conhecida marca aproveitou a celebração desse relevante evento automobilístico europeu para apresentar o seu novo modelo conceitual. Um importante concept car que marcará o rumo que seguirão seus próximos SUVs de pequeno tamanho. Trata-se do novo TATA H2X Concept.
Esse concept car é um SUV do segmento B e está baseado na nova linguagem de design IMPACT 2.0 da TATA. Além disso, se trata do segundo veículo baseado na nova plataforma ALFA (Agile Light Flexible Advanced). Em seu design também foi tomado como referência o TATA H5X Concept. Todos os seus traços distintivos são condensados e aplicados a um veículo de dimensões mais reduzidas.
A TATA destaca que o H2X Concept é um veículo que está focado para ser curtido fora da cidade ao mesmo tempo em que oferece um habitáculo espaçoso e uma grande funcionalidade. Sua imagem musculosa e atlética se caracteriza também por seus dois grupos ópticos (muito afilados e de tecnologia LED), as formas volumosas dos arcos de roda, a elevada altura da carroceria em relação ao solo e todas as proteções de plástico do exterior.
Por outro lado, a carroceria conta com um acabamento bicolor, tem um spoiler traseiro de teto e as pitorescas rodas ajudam a transmitir certo ar esportivo, embora não se trate do objetivo principal do design do TATA H2X Concept. Dispõe ainda de espelhos retrovisores externos convencionais e as maçanetas das portas estão perfeitamente integradas na carroceria. O SUV mede 3.840 mm de comprimento, 1.822 mm de largura, 1.635 mm de altura e conta com uma distância entre-eixos de 2.450 mm.
Em relação ao interior do TATA H2X Concept, surgem materiais e acabamentos cuidadosamente escolhidos. A combinação de cores e texturas não foram esquecidas. As saídas de ar, console central e parte dos painéis das portas mostram um acabamento em azul para criar contraste. O volante tem um desenho futurista e o quadro de instrumentos é totalmente digital.
Coroando o habitáculo e conectando diretamente com o painel de instrumentos, se encontra uma tela táctil de generosas dimensões. Os controles da climatização se encontram mais abaixo e também são tácteis. Em suma, o equipamento tecnológico está à altura das expectativas.
Quanto à parte mecânica, pouco ou nada podemos destacar, já que a TATA não deu detalhes a respeito. O que é realmente importante é o design exterior e interior, já que influirá nos próximos SUVs subcompactos que serão desenvolvidos e comercializados pelo fabricante indiano.