2024 - TOYOTA GRAND HIGHLANDER
Para aqueles clientes que o Toyota Highlander não é grande o suficiente, a marca japonesa revelou no Salão de Chicago 2023 o chamado Toyota Grand Highlander, uma versão um pouco maior e mais espaçosa, a meio caminho entre o modelo convencional e o Toyota Sequoia.
Embora a Toyota já tenha revelado o modelo, por enquanto não forneceu muitos detalhes técnicos, mas sabemos que oferecerá três motorizações diferentes. Por um lado, um bloco de 2.4 litros turbo a gasolina, sem eletrificação, e por outro, duas versões híbridas: um 2.5 de 4 cilindros e o chamado Hybrid Max que alcança os 367 cv.
Esta versão topo de linha ou Hybrid Max, com tração nas quatro rodas de série (os outros dois são de tração dianteira), poderá combinar o bloco de 2.4 litros turbo com motores elétricos, embora a marca ainda não tenha esclarecido este aspecto. Em todo caso, esta versão anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 6.5 segundos e uma capacidade de reboque de 2.2 toneladas.
O Grand Highlander está baseado na plataforma TNGA-K do gigante japonês e exibe um design muito similar ao do Highlander. Em relação aos acabamentos, nos Estados Unidos haverá três opções, denominados XLE, Limited e Platinum, com diferentes equipamentos e rodas (a partir de 18 polegadas).
No habitáculo, e independentemente do acabamento, surge uma terceira fila de bancos para adultos, ou seja, com um espaço maior que o habitual e um pouco mais de volume de carga no porta-malas, embora não tenham informado as cifras concretas.
No posto de condução destacam-se a instrumentação digital, o volante multifuncional, uma tela multimídia flutuante de 12.3 polegadas e bancos aquecidos, que são de série a partir do acabamento mais básico, assim como as seis entradas USB, o carregador sem fios para telefones móveis e o pacote de assistentes de segurança Toyota Safety Sense 3.0.
As versões mais equipadas podem acrescentar estofamento de couro, bancos também ventilados, bancos tipo ‘capitão’ na segunda fila, um equipamento de som JBL de 11 alto-falantes, sensores de estacionamento, tampa traseira elétrica, Head-up Display, câmeras panorâmicas e muito mais.
Em relação à tecnologia, a Toyota destaca que o modelo conta com atualizações remotas ‘over-the-air’ e seu sistema multimídia dispõe de controle por voz e diversos serviços conectados, como o chamado ‘Remote Connect’, que permite ao usuário acessar várias funções do veículo de forma remota, a partir do seu telefone móvel.
Em princípio, o fabricante japonês oferecerá mais dados e informações sobre o Toyota Grand Highlander até o meio deste ano, e supomos que seu lançamento acontecerá antes do final do ano.