2021 - VOLKSWAGEN ATLAS

O fabricante alemão revelou o novo Volkswagen Atlas 2021 no Salão de Chicago 2020. O renovado crossover de 7 lugares recebe um novo esquema estético destinado a aproximar o modelo ao Atlas Cross Sport, sua recém-apresentada versão SUV coupe de 5 lugares.
O evento de Chicago foi o cenário escolhido pela marca alemã para apresentar o novo Volkswagen Atlas 2021. Uma nova versão fortemente renovada do crossover de maior tamanho da linha alemã, que é comercializado com esta configuração e sob esta denominação exclusivamente nos Estados Unidos. Outra versão do mesmo modelo é o Volkswagen Teramont, que é fabricado na China e que também pode ser encontrado no Oriente Médio.
O novo Volkswagen Atlas 2021 recebe um forte redesign que trata de aproximá-lo esteticamente ao também recém-apresentado Volkswagen Atlas Cross Sport 2020, que não deixa de ser a nova versão de 5 lugares do Atlas americano e que foi apresentada no último mês de outubro. Ambos os modelos são fabricados na planta da Volkswagen em Chattanooga, Tennessee.
Entre as novidades desta nova versão de 7 lugares surge uma parte dianteira muito modificada que perde suas características grade e faróis alinhados por elementos mais estilizados, com novos faróis LED, nova tela com motivos horizontais e um para-choque de linhas mais suaves e esportivas. A lateral não conta com modificações, exceto os novos modelos de rodas, que no caso da versão R-Line podem ser de 20 ou 21 polegadas. Na traseira continuam as lanternas horizontais, mas que agora contam com novas grafias LED e uma moldura cromada que as une em sua base. O para-choque também foi convenientemente estilizado.
No interior também existem muitas mudanças, pois o novo Atlas 2021 recebe o mesmo painel da versão de 5 lugares. De modo que estreia volante e painel de instrumentos digital Digital Cockpit, novo sistema de infotainment com tela de 8.0 polegadas e software atualizado com os últimos aplicativos telemáticos da empresa alemã, que inclui 5 anos de serviços gratuitos em muitos casos, além de conectividade Wi-Fi.
Entre o equipamento não tecnológico podemos destacar o climatizador de 3 zonas, os novos revestimentos de couro com costuras em contraste, sistema de áudio Premium Fender, luz ambiental, bancos aquecidos em várias filas e ventilados na fila dianteira, sistema de partida remoto e sistema de recarga sem fios para dispositivos móveis.
Entre os sistemas de segurança disponíveis da dotação de série surge o de advertência de colisão frontal com frenagem de emergência autônoma e detecção de pedestres, monitor de ponto cego e alerta de tráfego traseiro. Além disso, opcionalmente poderão ser acrescentados sistemas como controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, assistente de estacionamento, câmera de visão aérea e Traffic Jam Assist com sistema de reconhecimento de sinais.
Curiosamente, a nível mecânico não há muitas novidades, já que os únicos motores disponíveis continuam sendo o 4 cilindros de 2.0 litros TSI que entrega 238 cv e o V6 de 3.6 litros de 280 cv. Ambas as mecânicas estão associadas exclusivamente a uma transmissão automática de oito velocidades, embora este facelift estreie uma versão de tração total associada pela primeira vez ao motor de 2.0 litros.