2021 - VOLKSWAGEN e-THARU

A linha crossover compacta da marca de Wolfsburg na China continua guardando algumas surpresas. Pois além do recém-apresentado Volkswagen Tiguan X Coupe, agora surge uma versão inédita destinada ao mesmo segmento, o novo Volkswagen e-Tharu 2021, o novo crossover elétrico da marca nesse mercado.
Esta é a nova versão elétrica pura do Volkswagen Tharu, um crossover compacto fortemente relacionado com os modelos do mesmo tamanho que são comercializados pelo Grupo VAG no ocidente. Como é o caso do próprio Volkswagen Tiguan, o SEAT Ateca e o Skoda Kamiq. Com estes modelos, o Tharu não só compartilha a plataforma MQB, como também elementos mecânicos e de chassi, além de alguns traços estéticos.
Esta nova versão elétrica pura acaba de ser revelada na China e em princípio será fabricada e comercializada exclusivamente nesse mercado, como uma opção a mais na linha do crossover compacto. De modo que o Tharu se torna o primeiro C-SUV atual da marca que conta com uma versão alimentada por baterias. Quanto à sua chegada ao ocidente, por enquanto não é provável, pois para isso já existe a linha ID. e seus derivados.
Esta variante prescinde do motor a gasolina para incorporar um propulsor elétrico de 136 cv (100 kW) e 290 Nm de torque máximo que impulsiona somente as rodas dianteiras. Este conjunto é montado no vão dianteiro, de modo que ao contrário de outros modelos elétricos, o Volkswagen e-Tharu não dispõe de porta-malas frontal. Mas a verdade é que depois de receber os novos elementos de seu sistema elétrico, tampouco parece perder espaço no habitáculo e no porta-malas.
Esta versão conta com um pack de baterias de 44.1 kWh que é instalado debaixo dos bancos traseiros e que lhe permite uma autonomia máxima de 315 quilômetros, embora estas cifras sejam o resultado da homologação segundo o otimista ciclo NEDC que é utilizado na China. De modo que podemos esperar que sua cifra de autonomia real seja um pouco mais baixa. Graças ao seu rendimento mecânico, o e-Tharu é capaz de alcançar os 50 km/h em 3.7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 150 km/h. Seu preço na China é de 194.800 yuans, que equivalem a cerca de 158.000 reais.