2022 - VOLKSWAGEN GEN.TRAVEL DESIGN STUDY

Dependendo da definição que seja atribuída a carro, é possível que o Volkswagen Gen.Travel não encaixe nessa categoria, principalmente pela ausência de volante. Acontece que este protótipo não é daqueles que incorpora um volante retrátil, já que dispensa tal elemento.
Como podemos ver nas imagens, trata-se de um exercício de design com o qual o fabricante de Wolfsburg pretende apontar para o futuro da mobilidade, e concretamente em veículos capazes de serem conduzidos por si mesmos, ou seja, com um nível 5 de condução autônoma. Estreou oficialmente ontem, 24 de setembro, no evento Chantilly Arts & Elegance, em Paris.
Segundo a Volkswagen, o Gen.Travel mescla traços de sedan e monovolume, e exibe um design muito curioso, com formas que são pouco habituais no mundo do automóvel. Destacam-se, por exemplo, suas grandes portas do tipo asas de gaivota e a ausência de um pilar central.
Concebido como um carro para serviços de mobilidade, mais que para usuários privados, a marca o denomina ‘Innovation Experience Vehicle’ e foi pensado como uma alternativa aos voos curtos de avião, de modo que supomos que suas baterias (é elétrico) deverão ter a capacidade suficiente para oferecer uma cifra de autonomia generosa.
O objetivo primordial do concept é oferecer a máxima comodidade possível aos seus ocupantes, graças a uma suspensão ativa (eABC ou electric Active Body Control) que se antecipa às curvas e às frenagens para otimizar o estilo de condução e a trajetória.
Com a ajuda da inteligência artificial, a Volkswagen imagina um futuro onde serão possíveis os comboios de veículos autônomos, que se movam em conjunto, algo que também contribuirá para maximizar a eficiência e, portanto, a autonomia.
No habitáculo, por sua parte, é oferecido também um ambiente confortável e relaxado, com bancos que podem ser rebatidos por completo de maneira que se possa descansar enquanto o carro conduz os ocupantes ao destino sem intervenção alguma por parte dos usuários.
A Volkswagen desenvolveu também uma configuração ‘Business’ para o habitáculo, com espaço para quatro pessoas, bancos voltados para frente e uma mesa central de trabalho. A grande superfície envidraçada, além disso, aporta luminosidade e maior sensação de espaço.