2020 - VOLKSWAGEN POLO SEDAN

No final de 2017 foi apresentado o novo Volkswagen Virtus, um interessante sedan de dimensões comedidas e destinado ao mercado brasileiro. Um modelo criado sobre a base do Volkswagen Polo que pode ser encontrado atualmente nos concessionários. Ou seja, a base utilizada para o desenvolvimento não é outra que a plataforma MQB da Volkswagen.
É importante destacar que o Virtus era conhecido anteriormente como Polo Sedan. Pois bem, agora a denominação Polo Sedan volta a ser notícia, mas será utilizada em um país muito longe do Brasil. Foi apresentado na Rússia o novo Volkswagen Polo Sedan. No entanto, este modelo não guarda nenhuma relação com o Virtus. Acontece que a Volkswagen decidiu tomar como ponto de partida o novo Skoda Rapid destinado ao mercado russo.
O novo Volkswagen Polo Sedan que será vendido na Rússia utiliza a arquitetura PQ25, uma plataforma mais antiga cujo investimento, logicamente, está mais amortizado e é ideal para ser utilizada em determinados países, especialmente emergentes. Dando uma olhada nas imagens podemos descobrir os principais traços distintivos deste novo modelo.
Um dos traços mais característicos do Polo Sedan russo é sua grade e grupos ópticos. Utiliza a tecnologia LED para a iluminação dianteira e traseira. Com relação ao modelo anterior, o novo Polo Sedan é mais longo e alto. Além disso, a distância entre-eixos foi incrementada, o que se traduz em um habitáculo mais espaçoso. Especialmente para os ocupantes dos lugares traseiros. O porta-malas tem uma capacidade para acomodar 550 litros de carga.
Quanto ao interior, não há motivos para pensar que estamos diante de um veículo sustentado por uma plataforma antiga, uma vez que o equipamento tecnológico é muito relevante. As versões mais equipadas contarão com um quadro de instrumentos digital de 10.25 polegadas, assim como uma tela táctil de até 8.25 polegadas para controlar o sistema de infotainment.
Em relação à parte mecânica, só haverá motores a gasolina. Tudo girará em torno do bloco de 1.6 litros MPI com dois níveis de potência: 90 e 110 cv. Também está disponível um motor de 1.4 litros TSI de 125 cv. O motor menos potente surge acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades, enquanto que para o resto também está disponível uma transmissão automática DSG de dupla embreagem.
A linha do novo Polo Sedan na Rússia será composta por quatro níveis de acabamento: Origin, Respect, Status e Exclusive. A produção será realizada em território russo, mais concretamente na fábrica que o Grupo Volkswagen possui em Kaluga. A comercialização começará no próximo verão russo.