2022 - VOLKSWAGEN TIGUAN ALLSPACE

O Volkswagen Tiguan foi atualizado em julho do ano passado com um ligeiro facelift, que não só lhe deu um design mais moderno e estilizado, mas também esteve acompanhado de uma notável renovação na parte de equipamento. Naquela ocasião, a empresa alemã limitou-se a apresentar a versão de 5 lugares, de modo que por enquanto o Tiguan Allspace de 7 lugares continua sendo comercializado com a configuração anterior.
A apresentação deste facelift da versão de 3 filas de bancos agora equipara as duas versões de carroceria, que a partir de agora estarão disponíveis com a mesma configuração estética e de equipamento. Esta disparidade se deve ao fato de que a linha Tiguan é fabricada e comercializada de maneira distinta em seus mercados principais. Enquanto o Tiguan de 5 lugares nasce na Europa, o Tiguan Allspace é fabricado no México e na China. Este último também recebe simplesmente o nome Tiguan em mercados como os Estados Unidos, onde não está disponível a versão de 5 lugares.
Evidentemente, o novo Tiguan Allspace 2022 estreou os mesmos traços que caracterizam o renovado Tiguan de 5 lugares, de modo que não deveríamos esperar mudanças drásticas de design. Na zona dianteira surge a mesma parte frontal de seu irmão de linha, onde mudam o para-choque, a grade e os faróis (que podem ser Matrix LED) para adotar um estilo consideravelmente mais estilizado que o anterior. Nas laterais só vamos ver novas rodas que podem chegar a ser de 19 polegadas, conforme a versão, e na traseira só mudam os grafismos internos das lanternas.
No interior surge uma tela central de maior tamanho, painel de instrumentos digital de 10.25 polegadas, sistema head-up display a cores e as mesmas opções de materiais e acabamentos da linha Tiguan convencional. Em relação à parte de equipamento, a maior novidade é a inclusão do sistema Travel Assist de assistência à condução e o assistente de parada de emergência.
A linha mecânica não será alterada com a chegada deste facelift, de modo que podemos esperar que a Volkswagen continue mantendo os mesmos motores e transmissões que podem ser encontrados até agora nos concessionários.