2021 - VOLKSWAGEN TIGUAN eHYBRID

Após o lançamento do potente Volkswagen Tiguan R com 320 cv, a marca alemã mostra agora novos detalhes daquela que será a versão mais limpa do seu SUV compacto, o Volkswagen Tiguan eHybrid híbrido plug-in, que acaba estrear na Europa.
Esteticamente idêntico ao resto da linha Tiguan, exceto pela tomada de carga, alguns detalhes menores e as funções específicas da instrumentação e o sistema multimídia, o Tiguan eHybrid 2021 combina um motor TSI de 4 cilindros em linha e 1.4 litros de 150 cv com uma bateria de 13 kWh que alimenta um motor elétrico de 115 cv (85 kW).
A potência total do conjunto alcança os 245 cv (180 kW) e 400 Nm. Como era esperado, conta com um modo completamente elétrico que atua se a bateria de íons de lítio estiver suficientemente carregada e sua temperatura for superior a -10°C. A autonomia é de 50 quilômetros no ciclo WLTP e a bateria está localizada no piso, entre os dois eixos.
Segundo indica o gigante alemão, só admite carga por CA, sendo oferecido com um conector para tomadas domésticas convencionais, com até 2.3 kW ou 3.6 kW nas estações de carga. Neste último caso, se pode conseguir uma carga completa em 3 horas e meia. O powertrain híbrido plug-in também conta com sistema de frenagem regenerativa e vários modos de condução.
Em termos de equipamento contará com faróis LED com assinatura luminosa, luz de curva e assistente de luzes Light Assist, climatizador de três zonas, computador de bordo com tela a cores, freio de mão elétrico, sensor de chuva, acendimento automático de luzes, espelhos térmicos e quatro vidros elétricos.
Também de série contará com o sistema de navegação Discover Media com tela de 8.0 polegadas e algumas funções específicas, Bluetooth, entradas USB-C, rádio DAB, sistema eCall, detector de pedestres, fadiga e ciclistas, controle de cruzeiro adaptativo com limitador de velocidade, Apple CarPlay sem fios, Android Auto, banco traseiro deslizante, etc.
No nível de acabamento Life também estarão incluídas as rodas de liga leve de 18 polegadas em preto, os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, vidros escurecidos, estofamento específico, gavetas debaixo dos bancos dianteiros, controle de objetos no ângulo morto e em manobras de marcha ré, pacote preto brilhante exterior, tapetes específicos, etc.
Por último o nível R-Line acrescentará os faróis Full LED iQ-Light inteligentes, rodas de liga leve de 19 polegadas, pacote esportivo exterior, teto panorâmico deslizante, câmera de visão traseira, instrumentação digital configurável, bancos esportivos, pedais de alumínio e seletor de modos de condução, entre outros.
Quanto ao seu preço, na Alemanha parte dos 42.413 euros.