Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Fabricantes
  2. LEYLAND MOTORS

Fabricantes

Fabricantes

    1. A
    2. B
    3. C
    4. D
    5. E
    6. F
    7. G
    8. H
    9. I
    10. J
    11. K
    12. L
    13. M
    14. N
    15. O
    16. P
    17. Q
    18. R
    19. S
    20. T
    21. U
    22. V
    23. W
    24. X
    25. Y
    26. Z

    LEYLAND MOTORS

    Voltar
    LEYLAND MOTORS

    A Leyland Motors é um ícone da engenharia britânica, cujas raízes se entrelaçam com a revolução industrial e a ascensão da indústria automotiva no Reino Unido. Fundada no final do século XIX, a empresa evoluiu de um fabricante de veículos a vapor para um gigante global de caminhões, ônibus e automóveis, marcada por inovações, fusões turbulentas e desafios econômicos. Sua trajetória reflete as glórias e as quedas da manufatura britânica, culminando em legados duradouros na Índia e na Europa. Vamos conhecer a sua história de forma cronológica.

    Origens e Primeiros Passos (1896-1920)

    Tudo começou em 1896, em Leyland, Lancashire, Inglaterra, quando as famílias Sumner e Spurrier fundaram a Lancashire Steam Motor Company. Inicialmente focada em cortadores de grama a vapor, a empresa rapidamente se voltou para veículos comerciais. Seu primeiro produto foi uma van a vapor de 1.5 toneladas de capacidade, seguida por caminhões a vapor do tipo ‘undertype’ com caldeiras de tubos verticais. Em 1905, a Leyland começou a produzir caminhões movidos a gasolina, marcando a transição para motores de combustão interna.

    Em 1907, após adquirir a Coulthards of Preston - um fabricante de caminhões a vapor desde 1897 -, a companhia mudou seu nome para Leyland Motors e inaugurou uma segunda fábrica em Chorley, que mais tarde se tornaria sede de operações de leasing e peças. Três gerações da família Spurrier lideraram a empresa até a aposentadoria de Henry Spurrier em 1964. Na década de 1920, a Leyland diversificou-se para o setor de luxo com o Leyland Eight, um carro de turismo de alto desempenho desenvolvido e pilotado por J.G. Parry-Thomas no circuito de Brooklands. Infelizmente, Parry-Thomas faleceu em 1927 ao tentar o recorde mundial de velocidade terrestre com o carro Babs - um incidente que, anos depois, foi esclarecido como não decorrente de falha na transmissão por corrente. Além disso, entre 1922 e 1928, a empresa produziu o Trojan Utility Car em uma fábrica em Kingston upon Thames, Londres.

    Era da Guerra e Reconstrução Pós-Guerra (1939-1950)

    A Segunda Guerra Mundial transformou a Leyland em uma potência de produção bélica. A partir de 1943, ela fabricou o tanque Cromwell e caminhões médios e pesados como o Hippo e o Retriever. Após o conflito, continuou com o tanque Centurion. Em 1946, em parceria com a AEC (Associated Equipment Company), formou a British United Traction para produzir trolleybuses. No ano seguinte, em 1948, lançou o Leyland Beaver, um caminhão de carga plana que se tornou um clássico.

    Na década de 1950, a expansão internacional ganhou força. Em 1955, por meio de um acordo de equidade, a Leyland licenciou a produção de veículos comerciais em Madras, na Índia, na nova fábrica de Ashok - dando origem à Ashok Leyland, que hoje é um dos maiores fabricantes de caminhões e ônibus do mundo.

    Expansão Agressiva e Aquisições (1960)

    Sob a liderança de Donald Stokes, nomeado diretor-gerente em 1962 e presidente em 1966, a Leyland Motors viveu um período de crescimento explosivo. Em 1960, adquiriu a Triumph Motor Company, entrando no mercado de automóveis de passeio. Em 1967, comprou a Rover Company, diversificando ainda mais seu portfólio. Motores diesel da Leyland foram licenciados para uso em caminhões e ônibus finlandeses, como os da Sisu e Vanaja. Foi nessa década que se formou a Leyland Motor Corporation como holding para gerenciar essas aquisições.

    Fusões, Nacionalização e Crises (1968-1970)

    O ápice - e o início do declínio - veio em 1968, com a fusão da Leyland Motors com a British Motor Holdings (BMH), que incluía a British Motor Corporation (BMC), Pressed Steel Company e Jaguar Cars. O resultado foi a British Leyland Motor Corporation (BLMC), um colosso que reunia marcas icônicas como Daimler, Guy, Austin, MG e Morris. No entanto, problemas de gestão, sobreposição de produtos e dificuldades financeiras levaram a uma garantia governamental em dezembro de 1974.

    Em 1975, após o Relatório Ryder e a falência iminente, o governo britânico nacionalizou a BLMC, renomeando-a para British Leyland (BL). A empresa foi reorganizada em quatro divisões, com a produção de ônibus e caminhões sob a Leyland Truck & Bus, dentro do grupo Land Rover Leyland.

    Reestruturação e Desafios dos Anos 1980

    Os anos 1980 foram turbulentos. Em 1981, a divisão Leyland Truck & Bus se dividiu em Leyland Bus e Leyland Trucks. A queda nas exportações para mercados como a Nigéria, dependentes de petróleo, agravou as perdas. Em 1986, a BL se renomeou Rover Group, priorizando a marca Rover, e vendeu sua participação na Ashok Leyland para a Land Rover Leyland International Holdings. O fechamento da planta de caminhões pesados da Bedford Vehicles impactou a Leyland, que planejava fornecer eixos e componentes.

    Em 1987, a Leyland Trucks se fundiu com a holandesa DAF Trucks, formando a DAF NV (comercializada como Leyland DAF no Reino Unido), com fábricas em Eindhoven, Leyland e Washwood Heath. Já a divisão de ônibus passou por um management buyout, tornando-se Leyland Bus, que foi adquirida pela Volvo em 1988. A Volvo descontinuou a maioria dos produtos, mas manteve e aprimorou o Leyland Olympian como Volvo Olympian.

    Legado Moderno e Expansão Global (1990-Atualidade)

    A DAF NV faliu em 1993, levando a um novo management buyout: a planta de Eindhoven renasceu como DAF Trucks, a de Leyland como Leyland Trucks, e a de vans em Washwood Heath como LDV (que operou até 2009). As operações de peças de reposição formaram a Multipart Solutions, parte da LEX. Em 1996/1998, tanto a DAF quanto a Leyland Trucks foram adquiridas pela Paccar, empresa americana. Hoje, a Leyland Trucks opera como divisão da Paccar na planta de montagem de Leyland, produzindo cerca de 14 mil caminhões por ano - um terço vendidos na UE sob a marca DAF.

    O braço indiano, Ashok Leyland, foi comprado pelo Grupo Hinduja em 1987 e se tornou líder no setor de transporte pesado na Índia, expandindo para o subcontinente, África e Europa (via aquisição da Avia, fabricante checa de caminhões). Em 2010, adquiriu 26% da Optare, fabricante britânico de ônibus, elevando para 75% em 2011, reconectando-se às raízes em ônibus.

    Produtos Icônicos e Contribuições Culturais

    A Leyland foi pioneira em designs de chassis para ônibus, com níveis mais baixos para facilitar o embarque, graças ao designer George John Rackham (ex-Yellow Coach Company). Modelos notáveis incluem os ônibus Titan e Tiger (1927), o Atlantean de dois andares com motor traseiro (1956-1986) e caminhões como o Beaver (1948), Comet, Ergomatic (1966) e Roadtrain (1980-1990, usado pelo exército britânico). Em 1977, produziu o filme educativo ‘The Quality Connection’, com atores como David Suchet, destacando controle de qualidade.

    A história da Leyland Motors é uma saga de inovação e resiliência, influenciando a mobilidade global mesmo após sua dissolução como entidade única. De veículos a vapor a parcerias transnacionais, ela permanece um pilar da herança automotiva britânica.

    Compartilhe:

    • Facebook
    • Twitter
    • WhatsApp
    • E-mail

    Carros da fabricante

    1922

    LEYLAND-THOMAS Nº1 SPECIAL

    Ver todos carros

    Notícias relacionadas a - LEYLAND MOTORS

    31/10/2025

    LEYLAND-THOMAS Nº1: O RUGIDO ESQUECIDO DE BROOKLANDS - O CARRO QUE DESAFIOU OS GIGANTES DAS PISTAS BRITÂNICAS

    Ir para a página inicial
    • Notícias
    • Fabricantes
    • Carros
    • Contato
    • Sobre
    • Termos de uso

    Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

    “PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

    © PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

    Compartilhe por e-mail

    1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

    Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter