2022 - HYUNDAI IONIQ 5

A Hyundai começa uma nova etapa em sua história, a dos carros elétricos, com a estreia mundial do novo IONIQ 5. Trata-se de um dos modelos mais esperados e um sério concorrente para os europeus, um crossover com um design mais moderno que rompe com o padrão da marca e da concorrência, além de chegar carregado de tecnologias e importantes argumentos para liderar sua categoria.

O primeiro modelo com o qual a IONIQ estreia apresenta um estilo mais vanguardista, trazendo à produção, praticamente sem mudanças, a antecipação conceitual do Hyundai 45 EV Concept que a marca coreana apresentou no Salão de Frankfurt 2019. Os estilistas mostram um modelo que oferece proporções muito elegantes e com generosas medidas que o posicionam como um modelo a meio caminho entre os segmentos C e D. O IONIQ 5 mede 4.640 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.600 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 3.000 mm. Além disso, dispõe de um volume no porta-malas traseiro de 531/1.600 litros e no dianteiro de 57 litros.

Visto de frente, o IONIQ 5 apresenta um capô com uma forma de concha e um painel frontal mais atrasado no qual se alojam os novos faróis Matrix LED, com dois projetores que apresentam um esquema técnico muito sofisticado que recebe o nome de ‘pixels paramétricos’. A mesma tecnologia também é aplicada na parte traseira, contando com uma faixa que se estende na largura da tampa traseira oferecendo uma iluminação firme, sólida e perfeitamente nítida, além de criar uma assinatura luminosa reconhecível.

Mas não é só isso, os Matrix LED nesta disposição também oferecem uma função adaptativa variando a intensidade luminosa em função das circunstâncias do tráfego e das intempéries meteorológicas, e também presente nos indicadores da carga da bateria, que se aloja atrás de uma tampa no para-lama traseiro direita, em uma localização inédita, abaixo das lanternas.

O IONIQ 5 apresenta um design muito esportivo, com uma marcada caída da tampa traseira, com grandes portas sem molduras e com maçanetas das portas retráteis, detalhes a mais para um conjunto completamente limpo e fluido aerodinamicamente, ao qual se soma uma carenagem integral de toda a parte inferior.

Quanto ao interior, o IONIQ 5 será líder da categoria em espaço com seus 3.000 mm de distância entre os eixos e um piso completamente plano oferecido pela plataforma e-GMP para carros elétricos desenvolvida no Grupo Hyundai. Os bancos dianteiros e traseiros são reclináveis em diferentes posições, além de oferecer uma grande modularidade. O painel conta com uma grande tela digital de 12 polegadas, que se estende em uma só peça até a zona do console central, convertendo-se em táctil nessa área com outras 12 polegadas.

A marca coreana não abre mão de nada com o seu primeiro elétrico de nova geração, não só em design, mas também em tecnologia. O equipamento opcional do IONIQ 5 contará com um sofisticado teto de células solares e finas câmeras que substituirão os tradicionais espelhos retrovisores, enviando imagens em alta resolução ao interior, em tempo real.

Tecnicamente, o IONIQ 5 será oferecido com três diferentes opções de propulsão. Uma básica de 125 kW com apenas um motor elétrico traseiro associado a uma bateria de íons de lítio com uma capacidade líquida de 58 kWh, e uma opção de tração total com dois motores elétricos e 160 kW de potência máxima. Esta opção é oferecida com uma bateria de 72.6 kWh. São capacidades que proporcionam energia para uma autonomia máxima de 470 e 480 quilômetros.

O topo de linha conta com dois motores elétricos e as mesmas baterias anteriores. Com 225 kW - 306 cv - gera um torque máximo de 605 Nm, e será oferecido tanto com a opção de 58 como a de 72.6 kWh. A Hyundai desenvolveu um sistema de carga rápida e ultrarrápida com 800 volts e uma potência de 350 kW, conseguindo até 80% da carga total em apenas 15 minutos. O sistema permite recarregar energia para 100 quilômetros em somente 5 minutos quando a recarga se realiza com corrente trifásica.