2022 - HYUNDAI KONA N

Os ambiciosos planos da Hyundai com a cada vez mais numerosa família esportiva N seguem seu curso, e se com modelos como o i30 e o Veloster já demostraram que podem estar à altura das divisões esportivas dos fabricantes mais experimentados, agora dão um passo além com este Kona N que estreou esta semana.

Durante um bom tempo temos sido testemunhas da evolução do carro ao longo de seus diferentes testes de desenvolvimento, pois os fotógrafos de plantão foram enviando imagens a partir de diferentes localizações, incluindo o exigente circuito de Nürburgring Nordschleife. As últimas procediam da própria marca coreana e nelas podia ser percebida a carroceria definitiva do Kona N, embora com um toque sombreado que impedia contemplar todos os detalhes com clareza. No entanto, isso mudou pouco depois com um vazamento mais completo. Então, não podemos dizer que a imagem do Hyundai Kona N definitivo tenha surpreendido precisamente, mas estamos diante de um dos modelos mais espetaculares de sua categoria.

Com relação ao modelo standard, o Kona N é muito mais agressivo. À primeira vista ressalta um splitter dianteiro mais proeminente, assim como seu novo aerofólio traseiro, enquanto que seu para-choque traseiro também é agora mais chamativo, especialmente graças à presença de suas duas generosas saídas de escape, muito ao estilo de outros modelos N da casa, como o i30 N.

Também se destacam os freios mais potentes, com discos de grande diâmetro e pinças vermelhas que aparecem através das rodas de desenho exclusivo e 19 polegadas, as mesmas que calçam pneus Pirelli P-Zero 235/40 R19. Melhorias que chegam a uma carroceria que exibe também os últimos retoques da atualização recebida pelo Kona standard nos últimos tempos.

Dadas as proporções do Kona, esperava-se que debaixo do capô desta versão N estaria o mesmo motor do i20 N, ou seja, o 1.6 turbo alimentado, mas os engenheiros da Hyundai optaram por um propulsor de maior tamanho. Falamos do bloco de 4 cilindros turbo de 2.0 litros que é utilizado pelo i30 N. Uma mecânica capaz de oferecer 280 cv de potência e um torque máximo de 392 Nm neste Kona N, que também recebe uma transmissão automática de dupla embreagem de 8 velocidades N DCT, igualmente esportiva. Graças a ela, que inclui um modo N Grin Shift mais agressivo e ao sistema Launch Control com o qual se combina, o motor do Kona N pode alcançar um pico de 290 cv para acelerar com maior eficácia, sendo refletido em seu desempenho.

A velocidade máxima do Kona N atinge os 240 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h se completa em 5.5 segundos, quando se ativa este citado modo. São números que o deixam mais próximo de um Volkswagen T-Roc R - modelo de segmento superior - que do Ford Puma ST, aquele que será seu rival natural.

A nível técnico, o Kona N inclui cinco modos de condução: Eco, Normal, Sport, N e Custom, embora este último esteja reservado para combinar o funcionamento do motor, o controle de estabilidade, o som do escape e a direção, baseado nas preferências do condutor, com os ajustes Normal, Sport e Sport+ de cada um destes elementos.

O arsenal técnico inclui também uma suspensão controlada eletronicamente (ECS), um controle de estabilidade com modo esportivo ‘ESC Sport’ e com possibilidade de desconexão total, um sistema de controle de tração igualmente específico (TCS) e um diferencial N Corner Carving para o eixo dianteiro, que limita o deslizamento nas curvas para reduzir a subvirajem.

Em termos de segurança, este mini SUV esportivo inclui também uma dotação própria de um segmento superior, como o alerta de objetos no ângulo morto, o de tráfego cruzado traseiro, o controle de velocidade cruzeiro adaptativo, o de manutenção de faixa, o de colisão frontal, a frenagem de emergência na cidade e o assistente de luzes altas automáticas.

“Estamos emocionados em expandir a receita do sucesso que desenvolvemos com o i30 N, e mais recentemente com o i20 N, a um de nossos SUVs mais populares no mercado atualmente: o Kona. A incorporação do Kona à familia N levará nossa marca de alto desempenho ao nível seguinte”, comenta Andreas-Christoph Hofmann, VP de marketing e produto da Hyundai Motor Europa.

Depois de sua estreia oficial, que aconteceu esta semana via streaming, o Hyundai Kona N chegará ao mercado europeu neste verão daquele continente, já como model-year 2022 para deixar a batalha dos SUVs compactos e esportivos ainda mais interessante.

Especificações técnicas do Hyundai Kona N

  • Dimensões (comprimento/largura/altura): 4.22/1.80/1.57 metros
  • Distância entre-eixos: 2.60 metros
  • Peso: 1.510 quilos
  • Motor: 2.0 T-GDI com 280 cv e 392 Nm de torque máximo
  • Transmissão: N DCT 8 velocidades (dupla embreagem)
  • Pneus: Pirelli P-Zero 235/40 R19
  • Aceleração (0 a 100 km/h): 5.5 segundos
  • Velocidade máxima: 240 km/h