2021 - VOLKSWAGEN GOLF GTE

O novo Volkswagen Golf GTE 2021 acaba de entrar em cena. A nova geração deste interessante compacto híbrido plug-in já é uma realidade. Seguindo a esteira do novo Volkswagen Golf, a versão plug-in recebe todas as novidades e melhorias que estrearam com a oitava geração do modelo da Volkswagen.

Depois do desaparecimento da versão 100% elétrica, o Golf GTE se situará como a opção mais ecológica da nova linha Golf. Lembrando que o novo Volkswagen ID.3 ocupará o posto do veterano e-Golf. Modelo que atualmente continua na oferta já que a marca alemã busca liquidar o estoque disponível. Agora, vamos aos detalhes e novidades do novo Golf GTE.

Esteticamente guarda uma estreita relação com os novos Golf GTI e Golf GTD. No entanto, a versão híbrida plug-in do Golf apresenta certos traços que permitem identificá-lo rapidamente. Antes de entrar em detalhes cabe destacar que conta com grupos ópticos que usam tecnologia LED. Os elementos azuis são a tônica habitual, tanto no exterior como no interior.

Ao longo do capô se estende uma fina linha de cor azul por cima da parte frontal. Além disso, pela primeira vez, também se ilumina a grade do radiador. Na tela inferior de entrada de ar sem divisões se integram os faróis antineblina que mostram uma forma de letra X. Dando uma olhada na lateral podemos apreciar novas rodas de liga leve de 17 polegadas. Também estão disponíveis outras de 18 ou 19 polegadas, que deixam à vista as pinças de freio. A tampa de alimentação se situa em um dos para-lamas dianteiros. E na traseira surge um interessante spoiler de teto. E claro, a saída de escape está oculta.

Com relação ao interior do novo Golf GTE, somos envolvidos por um ambiente com um toque de esportividade. Destaca-se o volante esportivo com três raios de cor azul. Também devemos mencionar os bancos esportivos com um estofamento que mostra as costuras em azul para criar contraste. Além disso, os pedais são elaborados em aço inoxidável.

Tecnologicamente estamos diante de um veículo realmente avançado. Conta com um quadro de instrumentos digital Volkswagen Digital Cockpit e uma tela táctil de 10.25 polegadas, além disso, o sistema de infotainment está adaptado a este tipo de mecânica eletrificada. Também é importante assinalar que há uma longa lista de sistemas de assistência à condução, como a manutenção de faixa e o controle de cruzeiro adaptativo.

Debaixo do capô do novo Golf GTE se encontra um motor a gasolina de 1.4 litros TSI com 150 cv que atua em combinação com um pequeno motor elétrico de 85 kW (116 cv). De maneira conjunta o sistema entrega 245 cv e 400 Nm de torque máximo. Tudo isso é controlado através de uma transmissão automática DSG de seis velocidades. A bateria de íons de lítio é nova e tem uma capacidade de 13 kWh.

Em modo totalmente elétrico o novo Golf GTE poderá rodar cerca de 60 quilômetros com uma velocidade máxima se situando nos 130 km/h. No caso de a bateria contar com carga suficiente, o Golf GTE arrancará no modo ‘E-Mode’, ou seja, em modo 100% elétrico.

O lançamento do novo Golf GTE está previsto para o segundo semestre deste ano. Muito antes, concretamente no próximo mês de março, será possível vê-lo ao vivo no Salão de Genebra 2020. Será o evento onde estreará diante do público e da mídia especializada que ali estarão presentes. Quando se aproximar sua data de lançamento será informado o seu preço.