02/09/2020 - MERCEDES-BENZ S CLASS 2021: O NOVO E TECNOLÓGICO SEDAN DE LUXO ALEMÃO AGORA É OFICIAL

A verdade é que a estas alturas já conhecíamos muitos detalhes da nova geração W223 do Mercedes-Benz S Class. Além de publicar todo tipo de informação relacionada com o novo modelo, nos últimos anos conseguimos obter inúmeras fotos flagrantes das diferentes unidades de testes que foram utilizadas durante o seu desenvolvimento. O que significa que pudemos ver protótipos em distintas configurações de camuflagem, incluindo algumas unidades de produção desta nova geração praticamente despidas.

Isso não significa que conhecíamos todos os detalhes desta nova geração e que a marca alemã não tenha guardado nenhuma surpresa para a apresentação oficial do seu sedan estandarte, que no caso de um modelo como este, conta com uma dotação tecnológica imensa. O que não surpreende, uma vez que falamos da vitrine tecnológica da empresa de Stuttgart.

O novo Mercedes-Benz S Class W223 continuará contando com dois esquemas estéticos bem diferenciados. Embora a nível básico todas as versões tenham o mesmo design, que nesta geração se caracteriza por linhas muito suaves e os faróis mais delgados e estilizados que o sedan alemão já equipou, os clientes irão encontrar no configurador duas opções muito diferentes para a parte frontal.

Como é habitual, o S Class irá dispor de dois desenhos principais, o padrão e o específico para o pacote estético AMG. No primeiro caso encontramos um para-choque dianteiro com um só buraco inferior dotado de uma tela preta e uma moldura que recorre toda a sua borda exterior. Enquanto que os clientes que optam pelo pacote AMG contarão com uma frente específica, que respeita os faróis e a grade da versão padrão, mas acrescenta um para-choque com três buracos em sua área inferior, o central de maior tamanho e dois menores aos lados como entradas de ar. Estas agora contam com duas lâminas horizontais e um elemento cromado que também recorre toda a área inferior do para-choque.

As unidades equipadas com o pacote estético AMG também dispõem de novas rodas de maior tamanho e desenho mais esportivo, além de novas saias laterais mais marcadas, em lugar da moldura cromada inferior que podemos encontrar na versão padrão.

Na parte traseira do novo S Class encontramos lanternas muito similares às que equipam os atuais Mercedes-Benz CLA e CLS, de formas triangulares e unidas visualmente por uma moldura horizontal que arremata o degrau da tampa do porta-malas. Em relação ao para-choque, este se encontra bastante alto e dispõe de molduras cromadas em sua parte inferior com remates retangulares que fazem as vezes de saídas de escape. Este para-choque é comum para ambas as versões.

O novo Mercedes-Benz S Class 2021 mede 5.179 mm de comprimento, 2.109 mm de largura, 1.503 mm de altura e conta com uma distância entre-eixos de 3.106 mm.

A marca alemã havia revelado há várias semanas o luxuoso e tecnológico interior desta nova geração do S Class, de modo que já conhecemos muitas das novidades e o aspecto do habitáculo do novo modelo. A novidade mais chamativa é sem dúvida alguma o novo console central, pois há uma nova tela que pode contar com tecnologia OLED e um tamanho de até 12.8 polegadas, aparecendo inclinada em um prolongamento do túnel central, em lugar do habitual sistema Widescreen de dupla tela que equipam todos os modelos da marca alemã e que precisamente foi lançado pelo S Class anterior.

Isto significa que o painel digital aparece pela primeira vez, deixando um painel de instrumentos bastante plano e atrativo, ao estilo do interior minimalista que os designers da Mercedes-Benz criaram para esta nova geração. Ele conta com centenas de LEDs que formam o novo sistema ‘Energizing Comfort’, cuja função não só é proporcionar luz ambiental, mas também permite alertar do perigo aos usuários, ao iluminar-se em várias cores tanto no painel como nas portas.

Outra das novidades tecnológicas que podemos encontrar no interior desta nova geração do S Class é um novo volante capacitivo, que em seus braços conta com sensores capazes de detectar não só o contato da mão do condutor, como a intensidade com que elas seguram o volante e mesmo se fizer isso somente com poucos dedos. Esta novidade também foi revelada há vários meses como um adiantamento da apresentação do modelo e embora faça parte do equipamento de série do S Class, também estará disponível como equipamento opcional nos E Class Coupe e Cabriolet.

Outra das grandes novidades desta nova geração do sedan alemão é que sua linha mecânica será composta por diversas versões eletrificadas, algumas serão versões híbridas suaves ‘EQ Boost’ dotadas de motores a gasolina com motores elétricos de pequeno tamanho e tecnologia de 48 volts, e outras serão verdadeiras versões híbridas plug-in, com capacidade para poder circular em modo elétrico puro durante muitos quilômetros.

Entre este último tipo podemos destacar o novo Mercedes-Benz S 580e, que conta com o motor de 6 cilindros e 3.0 litros gasolina em combinação com um motor elétrico de 142 cv com uma potência total combinada de 500 cv. Esta versão poderá contar com uma cifra de autonomia máxima em modo elétrico puro de 96 quilômetros graças ao seu pack de baterias de 28 kWh.

De acordo com o anúncio da marca alemã, a nova geração do S Class chegará aos concessionários europeus no final deste ano, enquanto que os clientes de outros mercados importantes da marca, como Estados Unidos e China, terão que esperar até o início de 2021.

Confira as Fotos