11/09/2019 - MERCEDES-BENZ VISION EQS: A ANTESSALA DE UM SEDAN DE LUXO 100% ELÉTRICO

Após diferentes adiantamentos e inclusive um vazamento, finalmente foi apresentado o novo Mercedes-Benz Vision EQS. A marca alemã acaba de introduzir um interessante modelo conceitual que permite vislumbrar como será um dos próximos membros que se somará à família EQ de carros elétricos da marca. Trata-se do EQS, um sedan de luxo.

A Mercedes-Benz destaca que o Vision EQS é a resposta da empresa aos desafios do futuro e um novo marco em seu roteiro para a eletrificação total. Também é uma declaração de intenções daquilo que está por vir. A marca não afirma de maneira precisa, mas está claro que este concept car adianta o mencionado Mercedes-Benz EQS, que em questão de alguns anos veremos nos concessionários.

Esteticamente, o Mercedes-Benz Vision EQS apresenta os traços característicos dos diferentes concept cars relacionados com a família Mercedes-Benz EQ. No entanto, através do conceito de design ‘One Bow’ a marca pode alcançar um novo marco na filosofia de design ‘Progressive Luxury’. Apresenta um corpo escultural com linhas suaves e formas que transmitem harmonia, assim como uma trabalhada aerodinâmica.

Um dos elementos mais característicos são os faróis DIGITAL LIGHT que estão integrados em uma faixa luminosa exterior de 360 graus com dois módulos de lentes holográficas de cada lado. Oferece um número quase ilimitado de possibilidades de configuração luminosa. Tudo isso presidido pelo logotipo retro iluminado da Mercedes-Benz. Além disso, a grade frontal é completamente digital.

Não conta com espelhos retrovisores convencionais (em seu lugar há um sistema de câmeras) e na traseira, além de um sugestivo difusor, surgem lanternas quase invisíveis perfeitamente integradas na carroceria. A suave caída de teto favorece a aerodinâmica.

Deixando de lado o exterior, no interior do Mercedes-Benz Vision EQS somos envolvidos por um ambiente luxuoso e confortável. O fabricante de Stuttgart assegura ter-se inspirado no mundo dos iates de luxo. O quadro de instrumentos se funde com o volume do elemento de adorno frontal. Todos os materiais utilizados foram cuidadosamente escolhidos e entre eles destacam-se a madeira de bordo e a microfibra DINAMICA. O sistema de infotainment Advanced MBUX dá a nota tecnológica ao interior. Para a Mercedes-Benz este concept car inicia um novo capítulo em termos de conectividade. Além do que, está equipado com sistemas de condução autônoma de nível 3.

Em relação à parte mecânica, o Mercedes-Benz Vision EQS é propulsionado por dois motores elétricos (um em cada eixo) e uma bateria de íons de lítio de 100 kWh integrada no piso do veículo. Graças aos dois motores, conta com uma configuração de tração total. O sistema gera uma potência de 350 kW (476 cv) e 760 Nm de torque máximo.

Graças a esta mecânica o Vision EQS é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4.5 segundos e alcançar uma velocidade máxima superior aos 200 km/h. Anuncia uma autonomia de 700 quilômetros segundo o ciclo WLTP. Em relação aos tempos de carga, se for utilizado um ponto de carga rápida de 350 kW será possível obter 80% do nível de carga em somente 20 minutos.

A grande apresentação do Vision EQS acontece no âmbito do Salão de Frankfurt 2019. Trata-se do primeiro evento em que o modelo conceitual será mostrado ao vivo.

Confira as Fotos