2 BILHÕES DE DÓLARES, ESSE É O PREÇO DA OPEL
Foram conhecidos mais detalhes das conversações entre a General Motors e a PSA sobre a compra da Opel por parte dos franceses. Segundo algumas fontes, a corporação americana havia valorado a Opel/Vauxhall por um total de 2 bilhões de dólares.
Este é o valor que está sobre a mesa de negociação e se divide em dois montantes, por um lado 1 bilhão de dólares em dinheiro, e outro bilhão em passivos acumulados.
O estado das conversações é bem avançado, inclusive responsáveis da GM viajaram à Europa para acalmar os diversos organismos nacionais que se preocupam com a saída da Opel/Vauxhall da corporação americana. Embora tudo esteja sendo mantido em segredo por enquanto, algumas fontes próximas das negociações afirmam que o acordo está muito próximo e que em alguns dias poderá haver uma resolução. A próxima quinta-feira é a data que o grupo PSA revela seus resultados do exercício de 2016.
Foi a própria Mary Barra, CEO da General Motors, quem garantiu aos funcionários e acionistas que depois de uma possível venda, Opel e Vauxhall continuaram sendo empresas independentes. Esta é a primeira e por enquanto a única pista do que acontecerá após uma possível fusão PSA-Opel, o que significa que pelo menos por enquanto, a atual divisão da GM na Europa seguirá atuando como até agora.
O que não se sabe por enquanto, é como será o funcionamento e a simbiose entre ambas as empresas, Opel e PSA. Certamente serão iniciados imediatamente um profundo processo de reestruturação interna nas duas, para o início de um compartilhamento não só das plataformas, mas de toda a tecnologia.
A maior dúvida que paira nesse acordo é o posicionamento das linhas futuras. Lembrando que atualmente todas as marcas implicadas nesse acordo apontam precisamente aos mesmos segmentos A, B, C e D, sendo posicionados com um caráter muito generalista.