Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. 30º ANIVERSÁRIO DO OPEL MONTEREY: O CROSSOVER PARA CONDUTORES EXIGENTES

Notícias

30º ANIVERSÁRIO DO OPEL MONTEREY: O CROSSOVER PARA CONDUTORES EXIGENTES

08/06/2022

Voltar
30º ANIVERSÁRIO DO OPEL MONTEREY: O CROSSOVER PARA CONDUTORES EXIGENTES

Um confortável automóvel de passageiros ou um robusto crossover? Até o início dos anos 90, os clientes na Europa tinham que tomar uma decisão consciente. Tudo mudou em 1991 com a chegada do Opel Frontera, um ‘veículo recreativo’ de tração integral (AWD) que combinou o melhor de dois mundos, e fez isso com enorme êxito. O fabricante alemão de automóveis deu mais um passo em 1992 - há exatamente 30 anos - e apresentou o Monterey, um veículo de lazer que visava diretamente o segmento superior do mercado crossover. 

O Monterey combinou uma carroceria elegante e capacidade todo-terreno com um elevado nível de conforto e muito espaço. Um conceito que continua a encantar os clientes de hoje: a mais recente edição do Opel Grandland, SUV que assumiu o papel de topo de linha na atual oferta de modelos da marca, com um design arrojado e puro, bem como com a parte dianteira marcada pelo Opel Vizor, além de tecnologias avançadas como a iluminação adaptativa Intelli-Lux LED Pixel e, claro, eletrificado sob a forma de um híbrido plug-in com a opção de tração integral. A base para o sucesso dos atuais modelos SUV e crossover Grandland, Mokka e Crossland foi lançada há três décadas pelos Monterey e Frontera.

Opel Monterey: Novo concorrente no segmento superior dos crossovers

Com a introdução do Monterey em 1992, a Opel alargou a sua linha de atrativos todo-terreno ao segmento superior do mercado. O resultado da cooperação entre a Opel e a sua marca irmã na época, a Isuzu, o Monterey foi adaptado para o mercado europeu onde a procura era elevada para uma combinação de capacidade todo-terreno e o conforto típico dos automóveis de passageiros. E o Monterey acertou em cheio: uma funcionalidade de topo e um aspecto robusto. A roda de estepe estava montada na tampa traseira e destacava, claramente, o seu caráter todo-terreno.

O Monterey estava disponível em duas versões de carroceria e três níveis de acabamento. A Opel propunha o Monterey RS como uma versão de reduzida distância entre os eixos, com três portas e quatro lugares. O Monterey e o Monterey LTD contavam com uma maior distância entre os eixos e a opção de cinco ou sete lugares. Graças à posição elevada dos bancos, o condutor dispunha de uma boa visibilidade, enquanto os passageiros desfrutavam de espaço generoso para a cabeça e para as pernas. Os apoios de braços para o condutor e passageiro da frente aumentavam ainda mais o conforto. O Monterey era também muito prático, pois com os bancos traseiros rebatidos o volume disponível para bagagem crescia para 2.548 litros. O SUV da Opel podia, também, rebocar 2.600 kg.

Um chassi para todas as superfícies: Confortável para a estrada, robusto para o piso irregular

O Monterey foi concebido para a condução do dia-a-dia, bem como para se aventurar ‘fora da estrada’. A suspensão dianteira independente contava com triângulos duplos, enquanto na traseira o Monterey dispunha de um eixo traseiro rígido com braços longitudinais, uma barra Panhard e molas helicoidais progressivas.

A utilização em percursos fora de estrada foi possibilitada pela concepção robusta de todos os componentes relevantes. O curso das molas de 205 milímetros à frente e 230 mm atrás garantiu que o Monterey pudesse dominar com facilidade terrenos difíceis, tais como trilhas e valas, mesmo em encostas inclinadas. A caixa com redutoras permitiu-lhe enfrentar inclinações de até 76 por cento. Outros pré-requisitos para incursões todo-terreno incluíram uma passagem a vau de até 600 mm e um ângulo ventral máximo de 45 graus, bem como ângulos de ataque/saída de 40/31 graus, respectivamente. Todos os Monterey dispunham, de série, de cubos de roda livre no eixo dianteiro.

Estava disponível com dois grupos propulsores que proporcionavam a performance exigida - um motor diesel de 4 cilindros com 3.1 litros de cilindrada e um V6 de 3.2 litros, a gasolina. O V6 de 177 cv era particularmente suave e confortável de utilizar. Com este motor, o Monterey podia também acelerar de 0 a 100 km/h em 11.5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 170 km/h.

Atualizações de última geração: No Stop All-Wheel Drive e novas motorizações

Uma das melhorias mais importantes do model-year 1996 foi o No Stop All-Wheel Drive, de controle eletrônico e instalado como equipamento de série. Ao toque de um botão, os condutores podiam engatar a tração integral até os 100 km/h a partir do conforto do seu lugar. O sistema tornou o Monterey mais seguro e mais conveniente - os condutores podiam acessar os benefícios da tração integral não só quando saíam da estrada, mas também no caso de encontrarem superfícies escorregadias inesperadas.

A nova edição do porta-estandarte todo-terreno da Opel fez a sua estreia no Salão de Genebra de 1998. Os destaques entre as inúmeras atualizações incluíram uma dianteira renovada, bem como várias melhorias no nível de sua performance, segurança e consumo de combustível. Os dois novos grupos propulsores desenvolvidos destacaram-se em particular - um V6 de 3.5 litros a gasolina e um motor de 4 cilindros com 3.0 litros a diesel. Com este último, o Monterey de 1998 foi o primeiro todo-terreno no mundo a combinar tecnologia de quatro válvulas por cilindro com injeção direta do tipo common-rail. Em comparação com o seu antecessor, o novo motor diesel ofereceu uma melhoria significativa da potência ( 40%) e do torque ( 28%), em conjunto com um menor consumo de combustível. O Monterey também podia rebocar até 3.300 kg, na época, uma das mais altas classificações da sua categoria

Em 1999, após sete anos de produção, o Opel Monterey chegou ao fim da sua viagem. O bestseller ao longo dos anos foi o Monterey LTD com equipamento topo de linha, um sinal, mesmo nessa época, de que os clientes queriam uma mistura de elegância dinâmica e alta versatilidade com tecnologias inovadoras. Não surpreende, portanto, que esta combinação permaneça hoje em dia com grande procura - acompanhada pela eletrificação e um visual elegante - na forma do topo de gama da Opel, o SUV Grandland.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

Galeria de imagens

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter