70 ANOS DO SKODA 1200: COM UMA CARROCERIA DE AÇO APERFEIÇOADA NO TÚNEL DE VENTO

O primeiro automóvel de Mladá Boleslav desenvolvido pela equipe a cargo do engenheiro Václav Laurin foi apresentado diante do público com a marca Laurin & Klement em 1905. O lendário L&K Voiturette A contava com uma carroceria aberta feita de madeira sem para-brisa nem portas. Posteriormente, foram fixados ao chassi de madeira as peças de chapa moldadas manualmente com pequenos pregos. A indústria automobilística seguia utilizando este método meio século depois.
No dia 11 de julho de 1952 aconteceu um grande salto na tecnologia de produção. As mudanças das carrocerias de madeira para as metálicas fizeram com que os carpinteiros encarregados de construir os chassis de madeira das carrocerias tivessem que dedicar-se à construção de caixas de transporte para a exportação de veículos. O novo Skoda 1200 ‘Sedan’ foi o primeiro modelo que contava com uma carroceria flutuante de aço com para-lamas integrado, o que permitiu conseguir um espaço mais amplo no interior e aumentou a segurança passiva. Além disso, superfícies lisas e arredondadas también facilitaram o ajuste do veículo.
O trabalho de desenvolvimento do novo modelo da Skoda começou já em 1948, e o primeiro protótipo foi construído um ano depois. Em seguida vieram outras versões, como a versátil versão familiar STW (station wagon) que contava com um banco traseiro rebatível. También foi desenvolvido um protótipo com carroceria aberta.
O Skoda 1200 ‘Sedan’ representou uma evolução do conceito de plataforma dotado de um chassi tubular central. Este chassi se bifurcava na parte dianteira e podia abrigar um motor a gasolina com controle de válvulas OHV e outros componentes inovadores, como as camisas de cilindro húmidas. As rodas traseiras com suspensão independente eram acionadas através de uma transmissão sincronizada de 4 velocidades. O carro podia alcançar uma velocidade máxima de 105 km/h e consumia 10 km/l.
O pai do ‘Sedan’
Uma das figuras de mais destaque no âmbito da construção de carrocerias naquela época era Josef Velebný (1906-1989). Trabalhava na fábrica de automóveis de Mladá Boleslav desde 1925 e dirigia o departamento de projeto de carrocerias desde 1946. Nessa época também se iniciou a pesquisa e o desenvolvimento sistemáticos no campo da otimização aerodinâmica, o que permitiu aumentar a velocidade máxima e reduzir o consumo de combustível. Além disso, os veículos eram mais silenciosos e a carroceria se mantinha mais limpa nas estradas. Naquela época se realizavam ensaios com modelos de madeira em escala 1:5 e 1:10 em um túnel de vento de 1.8 metros de diâmetro. Naquele momento, a única instalação deste tipo se encontrava no Instituto de Pesquisa e Testes de Aviação de Praga-Letnany. Ali, a Skoda testou pela primeira vez os modelos Skoda 1101/1102 ‘Tudor’, mas se centrou principalmente no Skoda 1200.
Graças à sua nova carroceria, o carro se beneficiava de um baixo peso vazio de apenas 1.050 quilos, um peso muito menor que o do antigo modelo Skoda Rapid OHV. O ‘Sedan’ de cinco lugares contava com um porta-malas dividido que incluía uma roda de estepe facilmente acessível e uma caixa de ferramentas que era obrigatória naquela época. As quatro portas do veículo também tapavam as soleiras para que a roupa dos passageiros não sujasse ao entrar e sair. Entre outras coisas, o fato de que a alavanca de câmbios estivesse na coluna de direção contribuiu para melhorar a segurança ativa, já que o condutor tinha apenas que retirar a mão do volante brevemente para mudar de marcha. Ao mesmo tempo, isso permitia que os passageiros pudessem contar com um maior espaço para as pernas, já que a alavanca de câmbios havia se deslocado do túnel central.
As vantagens de uma carroceria de aço não só chamavam a atenção no modelo sedan, mas também nos veículos comerciais leves. A produção destes veículos iniciou em 1952 na planta de Vrchlabí. Em Kvasiny eram construídas as versões de ambulância, com espaço suficiente para duas macas e a tripulação. No princípio de 1953, a linha foi ampliada para incluir o prático carro familiar Skoda 1200 STW que contava com uma porta traseira de uma só peça com abertura lateral. Alguns dos bancos rebatíveis só eram acessíveis do lado direito do veículo para conseguir uma carroceria mais rígida. Na versão de dois lugares, a perua oferecia uma superfície de carga de 1.750 mm de comprimento e 1.380 mm de largura, e media 990 mm entre os arcos de roda.
O Skoda 1200 ‘Sedan’ foi submetido a uma modernização contínua. As modificações serviram para otimizar a resistência da carroceria e reduzir o ruído no habitáculo. As inovações também incluíam intermitentes modernos, que substituíam os anteriores. O modelo atualizado do Skoda 1201, com um motor mais potente, foi lançado no início de 1956. Oferecia uma potência de 45 cv a 4.200 rpm. A produção da série 1200/1201 acabou no outono europeu de 1961 após uma produção 67.071 veículos, dos quais 27.000 apresentavam uma carroceria de estilo sedan, 15.000 eram peruas, e o resto versões para veículos comerciais.