‘A ESFERA’, UMA FORMA ORIGINAL DE EXIBIR O NOVO PEUGEOT 408

Revelado no Louvre-Lens este mês, esta inesperada instalação móvel exibiu o novo Peugeot 408 sob todos os ângulos. O Fastback da marca francesa tornou-se uma obra de arte suspensa.
“Inesperado sob todos os ângulos, o novo Peugeot 408 foi concebido e projetado para os amantes de automóveis e da vida, por designers e engenheiros apaixonados por automóveis. Os futuros proprietários irão querer, sem dúvida, quebrar a monotonia e partir em busca do prazer de condução de forma responsável. Esta instalação proporciona-lhes emoções diferentes tal como o 408 emociona pela sua condução instintiva. Para expressar tudo isto quisemos mostrar o nosso novo Fastback desta forma, no Louvre-Lens, a mais de seis meses do seu lançamento”, refere Linda Jackson, CEO da marca Peugeot.
Com o visual único de um Fastback dinâmico e inovador, o Peugeot 408 teria que ser uma fonte de inspiração. Inspirou uma talentosa equipe de artistas, engenheiros e técnicos do estúdio criativo parisiense Superbien, que implementaram o projeto concebido pela agência OPEn, transformando-o em uma realidade de cortar a respiração que parece desafiar a gravidade.
Estes especialistas na criação de instalações efêmeras conceberam este cenário único. ‘A Esfera’ é uma experiência verdadeiramente inesperada: onde está o topo? Onde está o fundo? Como pode o Peugeot 408 virar-se de cabeça para baixo ou rodar para se movimentar de uma forma tão inédita? A resposta está nesta ‘Esfera’ transparente, que envolve o carro e o exibe sob todos os ângulos.
O Peugeot 408, com o seu estilo esportivo e fluido, é apresentado como uma obra de arte singular que enfatiza as qualidades aerodinâmicas do modelo.
“Gostamos muito da ideia desta obra de arte efêmera, que revela originalidade e beleza e que destaca eficazmente o nosso novo lançamento. O estilo original do Peugeot 408 foi elogiado por muitas pessoas que já o conheceram. Foi apresentado de uma forma muito original, no magnífico e moderno cenário do Louvre-Lens”, declarou Linda Jackson.
“A Peugeot movimenta-se e inova em todas as áreas. Concebida para o novo Peugeot 408, ‘A Esfera’ transparente mostra o fascínio do nosso novo modelo sob todos os ângulos. Esta criação está perfeitamente de acordo com a expressão global da Peugeot da sua nova identidade de marca”, acrescenta Phil York, Diretor de Marketing e Comunicação da marca Peugeot.
Uma instalação sedutora que combina com o modelo
“A Esfera permite ao Peugeot 408 ficar suspenso e ser exibido como se não tivesse peso, colocando todo o veículo em rotação para poder ser admirado de todos os ângulos. Queríamos mostrar o dinamismo que o Peugeot 408 transmite. Para isso, tivemos que desafiar a gravidade e criar uma estrutura capaz de rodar, sem esforço, o Peugeot 408 para qualquer posição, permitindo que o seu design possa ser devidamente apreciado. Esta estrutura tinha de ser tão atraente e invulgar como o próprio modelo. Foi assim que nasceu ‘A Esfera’”, explica Stéphane Lecoq, Diretor de Criação da agência OPEn. “Quando a forma se alia à função de uma forma inesperada, acontece algo de espetacular. A construção da ‘Esfera’ e o seu funcionamento, tanto física como esteticamente, exigiu um pensamento muito inovador”.
A técnica de encenação...
Toda a estrutura da ‘Esfera’ é feita em aço de alta resistência e coberta com uma camada protetora de epóxi de cor prateada. A bolha/esfera transparente é feita em PVC macio, o que permite a utilização de ventiladores de ar discretos para manter a bolha insuflada. Os dois grandes arcos de 5.10 m de diâmetro são colocados em movimento por um sistema de tração integral, animados por motores elétricos de 3.500 watts. A maior fatia da potência é utilizada para controlar a rotação da ‘Esfera’ e manter o seu centro de gravidade.
O Louvre-Lens, um local ultramoderno e de beleza impressionante, foi o cenário ideal para a instalação. A sua elegante configuração em vidro curvo e fachadas de alumínio cria uma beleza moderna perfeitamente alinhada com a grandiosidade do novo modelo parisiense. O seu design inesperado e o seu visual de cortar a respiração tornaram este espaço no local eleito para apresentar o novo Peugeot 408… na sua bolha.
Vendas começam no início de 2023
O Peugeot 408, que estará exposto por um curto período de tempo na ‘Esfera’, entrará no mundo real no início de 2023, quando for iniciada a sua comercialização. Sendo um modelo com ambições internacionais, será inicialmente produzido em Mulhouse, em França, para o mercado europeu, seguindo-se a fábrica de Chengdu, na China, para o mercado local.
No momento do seu lançamento, o modelo estará disponível internacionalmente com duas motorizações híbridas plug-in - PLUG-IN HYBRID 225 e-EAT8 (180 cv) e PLUG-IN HYBRID 180 e-EAT8 (150 cv) - e uma motorização a gasolina PURE TECH (130 cv).
O vídeo intitulado ‘Unexpected from every angle’, filmado no Louvre-Lens pode ser visto abaixo.