A PLANTA ESPANHOLA DA OPEL EM ZARAGOZA PRODUZIU O CORSA NÚMERO 11 MILHÕES
Há quase quatro décadas, Opel Corsa rima com Zaragoza. A planta espanhola abriu suas portas em 1982 para produzir este modelo, com o qual manteve uma relação mais do que duradoura: fabricou suas seis gerações e, atualmente, é a encarregada de montar o Opel Corsa com exclusividade para todo o planeta, incluindo sua versão 100% elétrica, o Opel Corsa-e.
Hoje, a Planta de Zaragoza se veste de festa para viver um novo marco em seu longo relacionamento com o compacto da Opel: a unidade 11 milhões do Opel Corsa acaba de sair de suas linhas de montagem. Um número mágico tanto para a fábrica como para seus trabalhadores que, nos últimos 39 anos, viram todos estes automóveis passarem por suas mãos e aos cuidados de gerações de operários e engenheiros.
Se fossem colocados em fila todos os Opel Corsa produzidos em Zaragoza desde 1982, dariam a volta ao mundo e ainda sobrariam veículos suficientes para cobrir a distância entre a capital aragonesa e Beirute (Líbano). Uma comparação que dá uma ideia da importância deste automóvel para a marca alemã. Desde o seu lançamento é um modelo estratégico em sua linha. É o veículo da Opel mais vendido, além de ser um dos grandes pilares do processo de eletrificação da marca de Rüsselsheim. Atualmente, representa mais de um terço dos emplacamentos da empresa nos cinco continentes.
Graças a esse sucesso comercial, a planta da Stellantis em Zaragoza se consolida como um centro de produção chave para a Opel, já que em suas linhas de montagem são fabricados o líder de vendas da marca, o novo Corsa, e o Opel Crossland, o SUV que lhe segue no ranking de vendas.
Lançada no final de 2019, a sexta geração do Opel Corsa converteu-se em uma referência no segmento B por seu design atraente, seu desempenho, seu equipamento tecnológico e seu espaço interior. Sua versão elétrica, o Opel Corsa-e, marca a diferença entre os modelos zero emissões de sua categoria graças a seus 359 Km de autonomia, sua potência de 136 cv (100 kW) e seu torque máximo instantâneo de 260 Nm, que proporciona capacidade de resposta, agilidade e comportamento dinâmico.
Incorpora tecnologias normalmente reservadas a segmentos superiores, como o sistema de iluminação adaptativa matricial Intelli-Lux LED e funções de ajuda à condução avançadas, entre as que se destacam a câmera frontal de alta tecnologia, o leitor de sinais de trânsito, o controle de cruzeiro por radar, o assistente lateral baseado em sensores e o assistente ativo de faixa.
“O Opel Corsa é um modelo icônico de nossa marca que é fabricado, exclusivamente para todo o mundo em Zaragoza, a cidade onde iniciou sua produção em 1982. Há 40 anos, representa a oferta da marca em uma categoria chave, o segmento B, onde suas seis gerações foram referência por seu design moderno e dinâmico, por incorporar a tecnologia mais avançada de cada época, além de seu conforto e espaço interior. Alcançar as 11 milhões de unidades produzidas nos dá uma ideia tanto do bom trabalho da planta de Zaragoza como da solidez do conceito Corsa, que soube triunfar em épocas, condições e mercados muito diversos”, declarou Pedro Lazarino, Diretor da Opel para Espanha e Portugal.
“Presente desde a inauguração da fábrica em 1982, o Opel Corsa é um modelo fundamental na história da Planta de Zaragoza, como demonstram os 11 milhões de veículos produzidos em nossas instalações até hoje. Uma cifra que diz muito do nível máximo de exigência e qualidade da fábrica e da capacidade de adaptação e o compromisso de seus trabalhadores através dos anos. São qualidades que tornaram possível produzir sua sexta geração, construída sobre uma inovadora plataforma multi-energia, com exclusividade mundial. Um desafio que exigiu uma profunda modernização das instalações e dos métodos de fabricação”, afirma Manuel Munárriz, Diretor da Planta de Zaragoza.