A PRODUÇÃO DO FORD MONDEO ENCERRARÁ EM 2022
Agora é oficial, a despedida definitiva do Ford Mondeo já tem data e está praticamente dando a volta na esquina. Os planos futuros da Ford não incluem manter em carteira um sedan tradicional, de modo que era previsível que cedo ou tarde seria anunciado quando se daria o ponto final à jornada de um modelo icônico na história moderna do fabricante norte-americano.
A produção do Ford Mondeo encerrará em 2022. Nesse ano será interrompida a atividade na linha de montagem onde é produzido este modelo. Cabe destacar que este veículo exibe o selo ‘Hecho en España’, já que é fabricado nas instalações da Ford em Valência, mais concretamente em Almussafes. Agora, seu espaço não ficará vazio, já que a empresa trabalha em um novo modelo que está destinado a ocupar o lugar do Mondeo, mas não será um sucessor direto.
São tempos realmente difíceis para os sedans generalistas em território europeu. Embora as marcas premium mantenham em carteira o grosso da oferta de automóveis com carroceria tipo sedan, a verdade é que pouco a pouco os sedans tradicionais estão saindo do mercado pelas portas dos fundos para serem substituídos pelos veículos que totalizam o grosso das vendas de veículos novos na Europa, os SUVs e crossovers.
O Mondeo não terá um sucessor direto, mas haverá um veículo que está destinado a ocupar o posto do sedan de Dearborn e, portanto, a Ford oferecerá uma alternativa para fidelizar os clientes que historicamente haviam optado por um sedan, mas agora querem subir no bonde dos crossovers.
A Ford retirará de sua linha o Mondeo no final de março de 2022. Nesta reta final de sua vida comercial o Mondeo apostou praticamente tudo em sua mecânica híbrida (HEV). Uma opção de mobilidade sustentável que, por preço, compete diretamente com os melhores carros híbridos. Especialmente para aqueles condutores que seguem optando por estas carrocerias.
Neste momento a Ford trabalha a pleno vapor no processo de desenvolvimento do novo Mondeo Evos, o veículo que ocupará o lugar do Mondeo. Este crossover de estilo coupe já foi visto tanto na China como na Europa e Estados Unidos. Sua estreia e lançamento comercial também estão programados para o ano de 2022. Entre sua oferta mecânica poderemos encontrar motores a gasolina com tecnologia híbrida leve (MHEV) de 48 volts, assim como versões híbridas plug-in.