A TECNOLOGIA ‘MILD-HYBRID’ CHEGARÁ AOS FORD FIESTA E FOCUS NO PRÓXIMO ANO DE 2020

A Ford lançará no próximo ano versões eletrificadas do Fiesta e do Focus com tecnologia ‘mild-hybrid’ de 48 volts.
Os Fiesta e Focus EcoBoost Hybrid dispõem de um sistema integrado de arranque/gerador por correia (BISG), que substitui o alternador convencional, permitindo a recuperação e o armazenamento da energia que geralmente se perde durante a frenagem e as descidas inclinadas, carregando uma bateria de íons de lítio de 48 volts e refrigerada a ar.
O BISG também opera como motor, interagindo com o bloco a gasolina de três cilindros 1.0 EcoBoost, usando a energia armazenada para fornecer assistência ao torque em condução normal e em aceleração, e ainda no abastecimento dos sistemas elétricos auxiliares do veículo.
O BISG também permitiu aos engenheiros da Ford aumentar a potência do motor EcoBoost, de 1.0 litro, com um turbo maior, atenuando o denominado ‘turbo-lag’.
“Os nossos novos Fiesta e Focus EcoBoost Hybrid são exemplos do empenho da Ford com a oferta aos nossos clientes de novos veículos, mais amigos do ambiente e sustentáveis, dotados de sofisticadas tecnologias e com valiosos serviços associados”, comentou Steven Armstrong, o presidente da Ford Europa, Oriente Médio e África, que em breve será substituído por Stuart Rowley, passando a exercer o cargo de ‘chairman’.
Lembrando que no início do ano e em complemento a esses novos Fiesta e Focus EcoBoost Hybrid, foi revelado o novo Mondeo Hybrid, na versão perua Wagon, com tecnologia ‘full-hybrid’ a gasolina.
A Ford também está introduzindo soluções mild-hybrid para melhorar a eficiência de combustível dos furgões Transit de duas toneladas e Transit Custom, bem como do Tourneo Custom de transporte de passageiros (com 8 ou 9 lugares), propostas que estarão à venda no decorrer deste ano.