A VOLKSWAGEN FEZ UMA GRANDE JOGADA COM A RIVIAN: O R2 SERÁ A BASE PARA TODOS OS VEÍCULOS ELÉTRICOS DO GRUPO

O futuro da Rivian Automotive já parecia bastante promissor após o anúncio dos novos modelos R2 e R3. No entanto, o compromisso da montadora norte-americana foi reforçado após o interesse da Volkswagen em sua tecnologia e software. Vale lembrar que a gigante alemã investirá cerca de 5 bilhões de dólares na startup para criar uma joint-venture.
Acreditávamos que a visão das duas empresas era desenvolver arquitetura elétrica de última geração e tecnologias de software que seriam utilizadas por futuros modelos de ambas as marcas. No entanto, notícias recentes sugerem que o Grupo Volkswagen se beneficiará de muito mais do que apenas o acesso a uma plataforma de software compartilhada para ajudar a preencher a lacuna do Cariad em seus veículos.
Como o diretor de software da Rivian, Wassym Bensaid, revelou em entrevista ao Yahoo Finance, a plataforma modular do R2 será a chave para todos os veículos elétricos da Volkswagen em um futuro próximo. Em suas próprias palavras, “É um conjunto de tecnologias modulares e escaláveis ??que incorporaremos em todas as marcas Volkswagen, e faremos isso de uma forma que permita que cada uma delas expresse sua própria identidade”. Ele acrescenta que “cada marca terá sua própria interface de usuário, aparência e operação; bem como seu próprio ajuste de suspensão (...) mas, em sua essência, o interior do veículo será otimizado com a mesma tecnologia e arquitetura de software”. Como podemos ver, a plataforma da Rivian não será apenas o cérebro digital de todos os futuros veículos elétricos do fabricante alemão.
Ela será usada pela grande maioria das marcas do Grupo VAG, embora não saibamos quais por enquanto. Seja como for, esta é uma notícia realmente importante para a Rivian. Sim, a Volkswagen está aprendendo a se adaptar aos tempos de mudança, mas o fato de um fabricante do seu calibre estar depositando sua confiança em uma empresa tão nova quanto a Rivian é um tremendo impulso para a startup.
A joint-venture entre Rivian e Volkswagen
Como vimos, o Grupo Volkswagen será o maior beneficiário dos investimentos da Rivian. O fabricante alemão inicialmente comprometeu 1 bilhão de dólares com a Rivian por meio de uma nota promissória conversível sem garantia. Esse valor foi convertido em ações ordinárias em dezembro passado. A empresa alemã destinará mais 2 bilhões de dólares em duas parcelas de 1 bilhão de dólares em 2025.
Finalmente, em 2026, contribuirá diretamente com mais 2 bilhões de dólares para a joint-venture. Esta é, sem dúvida, uma ótima notícia para ambas as marcas. A Rivian poderá dar continuidade aos seus projetos e conquistar maior confiança do mercado; enquanto a Volkswagen, cuja plataforma de software sofreu inúmeros atrasos, poderá dar um novo impulso à mobilidade elétrica.
Nos últimos meses, ambos os fabricantes’ têm trabalhado para garantir que a arquitetura elétrica e o software da Rivian funcionem com os veículos atuais do Grupo Volkswagen. Um dos primeiros modelos da Volkswagen a incorporar a tecnologia Rivian deverá ser o Volkswagen Every1, com a tecnologia sendo posteriormente implementada para o restante da linha e das marcas do Grupo.