ABARTH 1000 SP RESSUSCITA COM ESTE ONE-OFF BASEADO NO ALFA ROMEO 4C
Hoje em dia a Abarth é conhecida por ser a responsável pelos modelos mais esportivos e radicais da Fiat, mas houve um tempo em que chegou a ser inclusive uma das marcas mais respeitadas no mundo da competição na Europa, transformando modelos da Fiat e Alfa Romeo em campeões. Um dos modelos mais lembrados daquela gloriosa época foi o Abarth 1000 SP, um protótipo roadster da década de 60 com design da Bertone, que competiu na classe Sport Prototipo (daí suas siglas) e que participou em corridas de resistência e subidas vencendo em provas como os 500 km de Nürburgring.
Agora, 55 anos depois de sua estreia, o Abarth 1000 SP ressuscitou através da Abarth e do Centro Stile Fiat com esta reinterpretação moderna do clássico roadster de corridas que nasce a partir do Alfa Romeo 4C Spider.
Pelo menos isso é o que sugerem os poucos detalhes que a Stellantis deu sobre a mecânica deste modelo, que embora consiga replicar as linhas principais do modelo original, parece enorme a seu lado. Surge um chassi de fibra de carbono, uma suspensão traseira McPherson e um motor de 4 cilindros com 1.7 litros turbo com 240 cv, detalhes que lembram inevitavelmente o leve modelo italiano de dois lugares da Alfa Romeo.
Esta base significa que no final, e embora o já desaparecido 4C tampouco fosse precisamente um veículo grande, pareça muito mais alto que o autêntico Abarth 1000 SP, criado desde o princípio para ser um leve roadster de corridas como mandavam os cânones da época. Inclusive seu perfil já lembra o do Alfa Romeo 4C. No entanto, os departamentos da Abarth conseguiram dar uma personalidade única a este one-off que reflete os traços do 1000 SP, incluindo seus redondos e pequenos faróis dianteiros e lanternas traseiras, seu capô com uma grande entrada horizontal, sua barra de segurança atrás do habitáculo e o design de sua traseira com similares saídas de ar.
Conforme explica a Stellantis, esta proposta ficará em uma única unidade que a empresa utilizará em diferentes eventos de clássicos, de mod que não parece que estará à venda, embora não se possa negar que seria uma ideia das mais atrativas para completar a família Abarth.