ABARTH FABRICARÁ O 1000 SP EM UMA TIRAGEM LIMITADÍSSIMA

Assim como havíamos adiantado aqui no ano passado, a Abarth apresentou seu novo 1000 SP Concept, um roadster que foi projetado pelo argentino Rubén Wainberg e o italiano Roberto Giolito.
A novidade é que agora foi confirmado que chegará à produção, mas somente verão a luz cinco exemplares. Custarão cerca de 200.000 euros cada um, segundo confirmou a publicação Auto Italia Magazine.
Trata-se do primeiro projeto próprio da marca do escorpião em várias décadas e está inspirado no Abarth 1000 Sport Prototipo, um conversível leve e potente que Carlo Abarth encomendou ao engenheiro milanês Mario Colucci em 1966.
Para quem não sabe, com este modelo a Abarth competiu em corridas de resistência de sua época e venceu os 500 quilômetros de Nürburgring com o alemão Hans Hermann ao volante. De modo que estamos falando de um veículo icônico na história do fabricante.
Este Abarth ‘tributo’ possui uma carroceria do tipo ‘barchetta’ aberta e tem lembranças do design original, como os vidros escalonados do cockpit, as barras de segurança expostas, a saída de escape em posição central e as lanternas traseiras de um tamanho reduzido.
Este novo Abarth 1000 SP foi desenvolvido sobre o chassi de fibra de carbono do Alfa Romeo 4C e compartilha sua mesma estrutura: pesa apenas 1.074 kg. Debaixo do capô encontramos um motor a gasolina de 1.75 litros de cilindrada, com 4 cilindros e turbo compressor, que desenvolve 240 cv de potência. Começará a ser fabricado este ano em Turin, Itália, com a colaboração de sócios autorizados.
Rubén Wainberg, é um argentino estabelecido na Itália, sendo um dos responsáveis por esta ‘joia’. Nasceu em 1972 em Buenos Aires e, atualmente, é chefe de design da Abarth há mais de uma década.
Podemos afirmar que Wainberg criou a estética que define o espírito da marca do Escorpião nos últimos anos. Wainberg foi definido como sendo “o mais Abarthista dos Abarthistas”.