AC CARS FABRICARÁ PEQUENA SÉRIE DO COBRA MKI ORIGINAL DE 1962
O fabricante britânico AC Cars anunciou recentemente que fabricará uma curta série do AC Cobra original, com as mesmas especificações do primeiro modelo que saiu de suas linhas de montagem em 1962.
Há pouco tempo foi leiloada no Monterey Car Festival 2016, a primeira unidade do Shelby Cobra, o exemplar que iniciou a lenda do modelo, e que até o momento de ser colocado à venda, pertencia ao próprio Carroll Shelby, sendo agora o esportivo americano mais caro da história vendido em leilão.
Não sabemos se foi exatamente o leilão do peculiar exemplar que detonou essa curiosa decisão por parte da AC Cars, ou se pelo contrário, era algo que já estavam planejando há algum tempo. É importante esclarecer que estamos falando da marca britânica, e não da empresa de Carroll Shelby, a Shelby American Inc, com sede nos Estados Unidos.
Serão fabricados somente 9 exemplares desse modelo especial, que receberão a denominação AC Cobra MKI 260 Legacy Edition. Todos eles contarão com as mesmas especificações técnicas, idênticas às do primeiro exemplar que foi montado e que surgia com o número de chassi CSX2000.
Contarão com um motor V8 de origem Ford de 260 polegadas cúbicas e 4.26 litros, que naquela época gerava cerca de 260 cv. Curiosamente, esse motor não era o bloco original que foi montado no primeiro Cobra, já que no Reino Unido era montada a primeira opção mecânica proporcionada pela Ford, os então novos blocos V8 221, de 3.62 litros, e que foi logo substituído pelo novo V8 260.
A nível técnico, os 9 exemplares serão idênticos ao original, copiando o chassi e o esquema de suspensão. À frente do projeto se encontra o historiador da marca, Steve Gray. A produção desses exemplares começará no final deste mesmo ano, com um preço partindo de 500.000 libras, cerca de 2.15 milhões de reais. As primeiras entregas serão realizadas no meio do próximo ano de 2017.