ADEUS DATSUN: A MARCA LOW-COST MORRE APÓS SEU FRACASSO COMERCIAL

A marca Datsun não teve uma segunda oportunidade como esperavam na Nissan. Relançada em 2012 com a intenção de oferecer produtos de custo baixo aos mercados emergentes, não obteve a aceitação desejada e sem muitas tentativas para sua viabilização finalmente disse adeus.
A Datsun havia regressado em várias formas de acordo com os mercados. Por exemplo, para Rússia e outros mercados do CIS eram tomados como base de partida modelos da Lada, mas adaptados às necessidades específicas da região, enquanto que na Ásia a empresa vendia produtos específicos de custos muito baixos e qualidade medíocre.
Com designs pouco atraentes para os gostos das diferentes regiões e preços que não refletiam a esperada vantagem econômica, a Datsun foi um fracasso total. Modelos como os GO, Redi-GO, GO , mi-DO e on-DO passarão despercebidos para a história.
A última unidade do Datsun Redi-Go já foi fabricada na Índia e uma vez liquidado o estoque, irão desaparecendo dos concessionários. Mas os serviços de oficina e as garantias dos veículos vendidos continuarão, é claro. Também serão fornecidas peças de reposição durante os próximos dez anos.
Os mercados mais importantes para a Datsun nestes anos foram a Indonésia, África do Sul e Nepal. Também foram comercializados no Cazaquistão, Rússia, Moldávia, Bielorrússia, Líbano e na própria Índia, que foi a encarregada de fechar a empresa.