APÓS 12 ANOS, AVTOVAZ REGRESSA A CUBA COM A LADA

Após uma pausa que se estendeu por um período de 12 anos, em pouco tempo a Lada retornará à Cuba com seus novos modelos. Inicialmente os cubanos receberão um primeiro embarque de 300 veículos, que serão destinados principalmente às locadoras de veículos, taxis e ao setor turístico.
Inicialmente a AvtoVAZ comercializará na ilha os seus modelos Lada Vesta e Lada Largus, com as primeiras unidades chegando à Cuba no mês de maio. O Vesta é o modelo mais moderno da marca russa, um sedan que inclusive é vendido na Europa, por enquanto somente no mercado alemão. Por outro lado, o Largus é um modelo familiar derivado do Dacia Logan de primeira geração.
O mercado cubano demanda cerca de 30.000 unidades anuais, que fundamentalmente são destinadas ao setor turístico e às empresas de taxis, mas se as condições econômicas melhorarem, a longo prazo Cuba poderá transformar-se em um importante mercado para o fabricante russo.
Em 2013, as autoridades cubanas cancelaram a proibição das importações e as vendas de automóveis novos, que estava em vigor desde o ano de 1959 e agora os cubanos estão novamente ‘livres’ para adquirir um veículo se assim o desejarem. No entanto, os preços de venda dos veículos novos são proibitivos para a grande maioria dos habitantes do país caribenho e poucos podem permitir-se ao luxo de adquirir um veículo.
A Ivekta será a encarregada de distribuir e realizar os serviços de manutenção e garantia nos modelos Lada que chegarem a Cuba, embora a AvtoVAZ não descarte a possibilidade de estabelecer uma planta de montagem na ilha.