ARES PANTHER: O DE TOMASO PANTERA REVIVE EM EDIÇÃO LIMITADA

A Ares Design revelou no início do ano, em um evento organizado em suas novas instalações de Modena, na Itália, o primeiro protótipo denominado ‘Project Panther’. Esse projeto trata de ressuscitar se não o modelo, pelo menos o desenho do De Tomaso Pantera original, um esportivo que combinava o design italiano e a potência americana, pois contava com um motor V8 de origem Ford. No entanto, o caminho que o pessoal da Ares decidiu seguir é bem diferente do tomado por Alessandro De Tomaso em sua época.
O preparador italiano toma como base um Lamborghini Huracán com seu chassi e sua mecânica V10, e aplica novos painéis de carroceria elaborados em fibra de carbono e alguns trabalhosos ajustes no chassi, como atrasar a base do pilar A em cerca de 10 centímetros. A mecânica também sofre modificações e agora desenvolve mais de 650 cv.
Depois da primeira apresentação em Modena, agora a empresa confirmou alguns detalhes não esclarecidos durante o evento, como o próprio nome do modelo, que finalmente será Panther, em uma clara homenagem ao esportivo de motor central original. Serão fabricados somente 21 exemplares e sua produção terá início em breve, com o primeiro dos exemplares ficando pronto em outubro deste mesmo ano.
O preço de cada exemplar será conforme a configuração solicitada pelo cliente, já que por ser uma produção tão exclusiva e artesanal, cada cliente contará com múltiplas opções de personalização, no entanto, o preço base está acima do meio milhão de euros, entendendo que o Lamborghini Huracán novo não está incluído nesse preço.
O projeto nasceu da solicitação de um cliente, que inclusive chegou a fornecer um exemplar do De Tomaso Pantera GTS original para ajudar os especialistas a reproduzir suas formas no novo modelo. A semelhança é assombrosa, mas a verdade é que ambos os modelos contam com medidas muito diferentes, pois o novo modelo é mais largo e longo que o esportivo clássico, além disso, é inclusive cerca de 10% mais rígido e 100 kg mais leve que um Huracán de série.
O Pantera original nasceu no início dos anos 70 na Itália, mas era exportado aos Estados Unidos com muita frequência, pois graças à sua relação com a Ford, era comercializado nos concessionários Lincoln e Mercury entre 1971 e 1975. Daí que nos EUA muitas vezes era chamado de Mercury Pantera. Foi um modelo bastante longevo, pois esteve no mercado até a entrada da década de 90.