ASSIM PODERIA SER UMA NOVA GERAÇÃO DO LANCIA THEMA

A Lancia acaba de entrar em uma crucial e nova etapa de sua história comercial moderna. A chegada da Stellantis, o novo gigante da indústria automobilística global, fruto da fusão entre FCA e PSA, abre uma série de portas para a conhecida marca italiana que, até esta data, tem sobrevivido em um único mercado e com uma oferta composta exclusivamente por um só modelo.
A Stellantis situa a Lancia no mesmo nível da Alfa Romeo e da DS Automobiles. Ou seja, a posiciona como marca premium. Isso quer dizer que nestes primeiros compassos da vida do quarto maior produtor de veículos a nível mundial se aclararam várias questões com relação à Lancia. E uma delas é que a marca italiana não está morta. E mais, terá um papel de destaque em determinados segmentos, e mais concretamente na Europa.
Nestes tempos que correm são muitas as informações que apontam a possíveis novos lançamentos sob a marca Lancia. Antes de que se materializasse a fusão da antiga Fiat Chrysler Automobiles com o Groupe PSA, já se especulava com a ideia de uma nova etapa internacional da empresa que, lembrando, hoje em dia, só opera na Itália.
A linha Lancia é composta hoje exclusivamente por um único modelo. Agora, trata-se de um autêntico best-seller, o Lancia Ypsilon. Este modelo se situa anualmente entre os carros mais vendidos na Itália. E mais, com um único modelo a Lancia foi capaz de superar em vendas outras marcas que operam em toda a Europa, como é o caso da Alfa Romeo.
Para esta nova etapa como marca da Stellantis, são muitos os relatos que assinalam um aumento da oferta de produtos da Lancia como passo prévio ao seu regresso a outros mercados europeus onde até alguns anos esteve presente. Uma das opções que se considera é a de introduzir um SUV que, a nível técnico esteja relacionado tanto com o Peugeot 2008 como com o DS 3 Crossback. Agora, também poderá haver lugar para um sedan.
Há rumores do retorno do Lancia Thema. Tomando como premissa esta suposição, foram criadas as recreações que aparecem nas imagens e nos vídeos, que permitem vislumbrar como seria uma nova geração do Thema. Um modelo que, se regressar à vida, ocupará o posto de carro-chefe, tanto por design como por tecnologia e sobretudo por exclusividade.
O criador destas recreações destaca que no processo de elaboração destas imagens tomou como referência o público que gostaria de ter em sua garagem um Thema moderno e adaptado aos novos tempos que correm. Um sedan para “experimentar sensações e emoções nunca esquecidas enquanto se admira um objeto lendário”.
Tomando como referência carros clássicos, foi um passo mais além reinterpretando alguns detalhes com o objetivo de fundir o passado com o presente, sem esquecer do futuro. E mais, basta dar uma olhada no interior, onde surge um habitáculo imponente e elegante, onde está presente uma avançada tecnologia em termos de conectividade e conforto. A instrumentação é completamente digital e a tela táctil de grandes dimensões é o ‘centro nevrálgico’.
Debaixo do capô, uma combinação que hoje em dia parece difícil de se materializar na União Europeia devido às draconianas normas de emissões. Um motor a gasolina de 2.0 litros turbo com 250 cv e sem nenhum tipo de eletrificação, acoplado a uma transmissão automática.
Hoje, e pelo menos no curto prazo, é praticamente impossível que o Thema regresse e possamos ver uma nova geração deste interessante sedan italiano. Assim como assinalamos previamente, o próximo modelo a somar-se à linha Lancia tem todas as probabilidades de ser um SUV.