ASTON MARTIN DBR22: UM CONCEPT V12 PARA CELEBRAR O 10º ANIVERSÁRIO DA Q BY ASTON MARTIN

O Monterey Car Week, um dos principais eventos automobilísticos do mundo, costuma ser o palco para a estreia de diversos modelos bem diferentes, principalmente durante o Concours d’Elegance de Pebble Beach. A Aston Martin confirmou sua presença com um novo concept chamado DBR22, um conversível que serve como um estudo de design, além de celebrar o 10º aniversário da divisão Q by Aston Martin, que desenvolve os veículos personalizados da marca britânica.
O DBR22 é um modelo conversível e com apenas dois bancos, inspirado nos DBR1 e DB3S. Este novo conceito destaca as habilidades de design da Q e demonstra a nova técnica de impressão em 3D da Aston Martin, usada para construir todo o subchassi traseiro do carro. O fabricante imprimiu as peças em alumínio, que depois foram montadas para formar o subchassi, reduzindo bastante o peso sem afetar a rigidez.
O modelo exibe uma carroceria totalmente nova fabricada com poucos painéis. Na parte frontal, o concept traz uma grade com partes de fibra de carbono, enquanto a passagem de ar em forma de ferradura ajuda a ventilar o motor V12 sob o capô. Há uma lanterna bem fina percorrendo toda a traseira, que tem um painel perfurado. Logo abaixo está um difusor integrado e duas saídas redondas de escape no centro. Ainda conta com rodas de 21 polegadas com parafuso central. Por dentro, a Q adicionou couro e bancos de fibra de carbono.
Embora seja um protótipo, dispõe de um motor real, um bloco 5.2 V12 biturbo com uma regulagem específica. Este propulsor, combinado com uma transmissão automática de 8 velocidades, desenvolve 705 cv e 753 Nm de torque. A Aston Martin informa que o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos, sendo capaz de atingir os 319 km/h.
O Monterey Car Week tem início esta semana e certamente haverá muito mais novidades de outras marcas de luxo. O Aston Martin DBR22 será apresentado no Concours d’Elegance de Pebble Beach, entre os dias 19 e 21 de agosto. Comenta-se que serão fabricados 10 exemplares, custando cada um cerca de 1.5 milhões de libras esterlinas (9.2 milhões de reais).