ASTON MARTIN VALKYRIE AMR PRO: O HIPERESPORTIVO QUE TODOS JÁ SONHARAM UM DIA

A Aston Martin apresentou esta semana sua nova, radical e exclusiva criação. Acaba de estrear o novo Aston Martin Valkyrie AMR Pro. Um modelo que toma como ponto de partida um dos modelos mais agressivos desenvolvidos pelo fabricante britânico e que tem como objetivo alcançar novas dimensões de desempenho e, sobretudo, assaltar os circuitos de corridas mais emblemáticos.
O novo Valkyrie AMR Pro foi concebido para arrasar nas 24 Horas de Le Mans, uma das competições mais históricas. Da mesma maneira, a Aston Martin pôde avançar e explorar novos terrenos em termos de potência e desempenho, sem as limitações que contam os automóveis de rua. Acontece que este hiperesportivo só pode ser conduzido em circuito, não está homologado para esstrada.
Devido ao enfoque que o novo Valkyrie AMR Pro foi proposto, este modelo dispõe de um chassi mais ‘puro’ e uma aerodinâmica aperfeiçoada. Além disso, o sistema de propulsão sofreu importantes mudanças como veremos mais adiante.
Com relação a um Aston Martin Valkyrie convencional, a versão AMR Pro dispõe de um chassi que é 380 mm mais longo na distância entre-eixos e 96 mm más largo na parte dianteira e 115 mm na traseira. O kit de carroceria agrega 266 mm adicionais ao comprimento do veículo.
Nas entranhas do novo hiperesportivo da Aston Martin encontra-se um potente motor a gasolina V12 de 6.5 litros de aspiração natural e origem Cosworth. Este bloco foi pertinentemente modificado para alcançar um nível de rendimento superior. Supera a barreira dos 1.000 cv.
Sob a premissa de reduzir o peso do veículo, optou-se por eliminar o sistema híbrido. Ou seja, o sistema de propulsão prescinde da bateria de íons de lítio, assim como do motor elétrico. O uso intensivo da fibra de carbono, forquilhas de suspensão em carbono, para-brisa e janelas laterais de Perspex em lugar de vidro, foi igualmente determinante.
A Aston Martin dá uma ênfase especial ao fato de estarmos diante de um veículo que oferece um desempenho similar ao de um monolugar de Fórmula 1. Além disso, cumpre com as normas de Le Mans. E mais, precisa de apenas 3 minutos e 20 segundos para completar uma volta no traçado das 24 Horas de Le Mans.
Todos os exemplares do novo Valkyrie AMR Pro terão o volante à esquerda, o que supõe por sua vez uma declaração de intenções do público objetivo deste radical monstro. A produção estará limitada a 40 unidades, às quais devemos somar dois protótipos adicionais. Está previsto que as primeiras entregas aconteçam no último trimestre de 2021.