AURUS KOMENDANT 2023: ESTE É O NOVO E ENORME SUV DE LUXO FABRICADO NA RÚSSIA
O fabricante russo Aurus, dedicado aos veículos premium e de luxo, acaba de apresentar seu novo modelo SUV, o Aurus Komendant, que impressiona não só por suas dimensões e equipamento, mas também por seu descomunal preço.
À primeira vista, o novo crossover da marca russa tem um estilo muito em linha com outros modelos do catálogo da Aurus, como o sedan Senat S660, embora existam diferenças, como faróis com um design completamente distinto. A marca oferece nove cores de carroceria, das quais três são exclusivas para esse modelo.
Por dimensões, estamos falando de um veículo com 5.38 metros de comprimento, 2.0 metros de largura e 1.82 metros de altura, que pesa nada menos que 3.2 toneladas vazio. Dessa forma, ele é consideravelmente maior que um BMW X7 (5.15 m) ou um Mercedes-Benz GLS (5.2 m), e inclusive mais longo que um Bentley Bentayga de chassi estendido (5.31 m) e um Rolls-Royce Cullinan (5.34 m).
O Komendant está baseado na chamada Plataforma Modular Única, embora o sistema de propulsão tenha sido herdado diretamente do Senat. Combina um motor 4.4 litros V8 biturbo com um propulsor elétrico de 62 cv, para um total de 660 cv e 880 Nm.
A transmissão é automática de 9 velocidades e conta com tração nas quatro rodas e com uma suspensão pneumática que permite variar a altura livre em relação ao solo de 20 a 26 centímetros.
Graças a estas cifras, anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6.5 segundos e uma velocidade máxima de 220 km/h. Apesar do seu sistema propulsor híbrido, o SUV de luxo não é precisamente econômico, já que devido aos seus 3.235 quilos de peso, anuncia um consumo médio de 5.4 km/l.
A produção do Komendant terá início no primeiro trimestre de 2023, na mesma fábrica de Elabuga (Rússia) onde também é produzido o Senat. Além disso, a marca prevê uma versão blindada no futuro, da qual por enquanto não foram fornecidos detalhes.
Talvez o mais interessante de tudo é saber o preço do modelo, que não é precisamente pouca coisa. A marca anuncia um valor de 33.700.000 rublos, o que equivale a 2.73 milhões de reais, embora com certeza na Rússia é mais barato que um Rolls-Royce Cullinan, por exemplo.