BIZZARRINI GIOTTO VOLTA A APARECER COM UM MOTOR V12 DA COSWORTH
Em fevereiro de 2023, a Bizzarrini ofereceu o primeiro adiantamento de um Hyper GT completamente novo, o Bizzarrini Giotto (aqui).
Seis meses depois, depois de uma análise aerodinâmica que valida o estilo projetado por Giugiaro, são reveladas as primeiras imagens do Giotto, junto com os primeiros detalhes do exclusivo powertrain V12 da Bizzarrini.
Embora as primeiras entregas a clientes do Giotto estejam previstas para o início de 2026, nesta ocasião conhecemos novos detalhes.
O Giotto, que leva o nome do virtuoso engenheiro e fundador da empresa, Giotto Bizzarrini, foi projetado por Giorgetto Giugiaro, junto com seu filho Fabrizio, na GFG Style em Turin, na Itália.
Assim como podemos apreciar nas imagens, trata-se de uma mescla atraente entre o passado e o presente. As proeminentes saídas de ar duplas do capô dos Bizzarrinis originais evoluíram até converter-se em um novo caráter visual frontal. Quando os faróis LED convergem no centro do capô, sustentam a proeminente insígnia da Bizzarrini montada no centro.
De perfil, o Giotto se caracteriza por uma reinvenção do pilar B triangular do 5300 GT e um vidro vigia traseiro que parece cair em cascata sobre os arcos de roda. Por ter motor central traseiro, a postura é uma representação visual da enorme potência entregue através de suas rodas traseiras.
Montado abaixo das linhas curvas do vidro vigia traseiro encontra-se o exclusivo motor Bizzarrini V12 que é produzido em associação com a Cosworth. O novo Bizzarrini V12 de aspiração natural cumprirá com todas as normas legislativas e de emissões a nível mundial. Em uma homenagem comovente e apropriada a Giotto Bizzarrini, famoso por seu trabalho no Lamborghini V12 original, o motor terá uma cilindrada de 6.626 cc, a data do seu nascimento, dia 6 de junho de 1926.
A construção do Giotto utiliza os materiais mais leves, resistentes e adequados disponíveis atualmente. Além da elegante pele de fibra de carbono, a carroceria do Giotto está assentada sobre uma estrutura de fibra de carbono, baseada em tecnologias e processos de fabricação desenvolvidos nos esportes motorizados de primeiro nível.
De acordo com o plano original, o Giotto começará os testes em estrada no final de 2024, como parte de um programa de engenharia dirigido pelo CTO da Bizzarrini, Chris Porritt.
Com as entregas do 5300 GT Revival Corsa em andamento e o projeto Giotto claramente definido, a Bizzarrini entra em uma nova fase.