BMW M3 CS: CHEGA COM 550 CV E FAZ UM ACENO À COMPETIÇÃO

El fabricante bávaro começa o ano de 2023 da mesma forma que terminou em 2022: a toda velocidade. Após o lançamento do BMW 3.0 CSL, chegou o momento do novo BMW M3 CS, a versão mais extrema do sedan esportivo alemão, que chegará ao mercado no próximo mês de março.
Como caberia esperar, o novo BMW M3 CS incorpora diversas modificações a nível estético, mas especialmente na parte mecânica e no ajuste do chassi, com o objetivo de brilhar ainda mais em um uso em circuito. Além disso, também inclui equipamento específico.
A mudança mais importante do M3 CS em relação ao M3 Competition tem a ver com o motor S58 de 3.0 litros e 6 cilindros em linha, que aumenta sua potência em 40 cv, chegando até os 550 cv, enquanto que o torque máximo se eleva até os 650 Nm, graças tanto a uma maior pressão no sopro dos turbos como a alterações na gestão eletrônica.
A encarregada de gerenciar toda a força bruta do motor é a transmissão automática M Steptronic de 8 velocidades com conversor de torque, que foi otimizada para a ocasião e é mais resistente diante de um uso intensivo, como em circuito. Tampouco faltam o diferencial M ativo e o sistema de tração total xDrive personalizável, que também permite ao usuário escolher um modo de propulsão, para a máxima diversão.
Assim, o novo BMW M3 CS anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.2 segundos e, no caso de equipar o pacote opcional M Driver, pode alcançar uma velocidade máxima de 303 km/h, frente aos 290 km/h do Competition convencional com esse pacote.
Quanto ao chassi, a BMW M realizou um ajuste específico para os amortecedores e as barras estabilizadoras, e são equipadas rodas de liga leve em acabamentos Gold Bronze ou Preto Brilhante, com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 em medidas 275/35 ZR19 na dianteira e 285/30 ZR20 na traseira.
Um dos aspectos mais importantes dos carros com sobrenome CS (Competition Sport) da BMW foi sempre sua leveza. O M3 CS também respeita essa tradição, com escapes de titânio e um amplo uso da fibra de carbono para o capô, o splitter, as entradas de ar, o teto, as carcaças dos retrovisores, o spoiler e o difusor.
Mesmo no habitáculo há inserções e componentes de fibra de carbono, como no painel e na armação dos bancos M Carbon. No total, segundo o fabricante, foram economizados cerca de 34 kg em comparação com o M3 Competition, com um peso vazio de 1.776 kg.
O M3 CS também é especial em relação à aparência, com uma grade de duplo rim que é única em toda a linha, faróis LED de tom amarelo (inspirados no M4 GT3) e diversos aditamentos aerodinâmicos, que conseguem uma estética muito mais agressiva e ameaçadora. A paleta de cores da carroceria inclui um cinza Brooklyn metalizado, um preto Sapphire metalizado e um verde Signal da BMW Individual.
No habitáculo surge um estofamento de couro Merino com detalhes na cor vermelho Mugello e costuras em contraste, emblemas CS em vermelho no painel e equipamento como uma tela curva que combina o quadro de instrumentos de 12.3 polegadas e o display multimídia de 14.9 polegadas, com gráficos M específicos.
Por último, o CS incorpora soluções pensadas para o circuito, como as luzes indicadoras de mudança M Shift Lights, o M Drift Analyzer para comprovar sua habilidade na hora de derrapar e o M Laptimer para registrar seus tempos de volta em pista.