BORGWARD CONFIRMA OFICIALMENTE QUE TERÁ UMA FÁBRICA NA ALEMANHA
O ressurgimento de uma marca de automóveis que em outra época foi referência é um acontecimento que não acontece todos os dias. A Borgward ficou muitos anos dormindo no limbo das marcas de carros e após uma injeção de dinheiro proveniente dos chineses da Foton Motor, agora renasce das cinzas. O plano de negócios da empresa se baseia na comercialização de três SUVs (BX5, BX6 e BX7) que por enquanto só estão disponíveis na China.
No entanto, um dos pontos principais dentro desse plano de negócio faz referência a sua expansão comercial a outros mercados internacionais. A Europa é a sua próxima parada, pois não podem descuidar do seu país de origem. Além disso, seus modelos contam com níveis acabamentos elevados que nada indicam serem modelos fabricados na China.
Por enquanto, o Borgward BX7 é o único modelo vendido na China. Nos oito meses que está à venda, já foram comercializadas 30 mil unidades. Não é um número muito elevado tratando-se desse mercado, mas é um bom começo para essa segunda fase da empresa. As vendas deverão melhorar quando chegarem à linha os modelos híbridos e elétricos que estão planejados.
O último modelo apresentado pela Borgward foi o BXi7. Esse SUV é impulsionado por um sistema híbrido elétrico com baterias da LG Chem. O modelo foi apresentado no último Salão de Xangai e após o seu lançamento no evento chinês, soubemos onde será fabricado. Ao que parece, a empresa alemã já havia comunicado suas intenções de voltar a fabricar seus carros também na Alemanha.
Pois bem, já é oficial essa informação, uma vez que os responsáveis da Borgward comunicaram que Bremen será a cidade que acolherá a produção dos seus modelos. A fábrica deverá entrar em operação ao longo do ano de 2018 e os primeiros modelos que sairão de suas linhas de montagem deverão surgir no início do ano de 2019. Isso ajudaria a aliviar as operações da Borgward na Europa, pois se iniciarão antes do final de 2017.
Assim que os planos para a Europa tomem seu rumo, os próximos mercados que a Borgward pretende expandir suas operações serão a América Latina, Rússia e outros mercados da Ásia. Os Estados Unidos por enquanto não estão em seus planos de curto prazo.