BRM DESCOBRE A CARROCERIA ORIGINAL DO PRIMEIRO MONOLUGAR DE FÓRMULA 1 DO REINO UNIDO

Localizar um veículo de corridas clássico, cujo paradeiro foi um mistério durante anos, poderá ser considerado como uma das descobertas mais importantes do momento. Tanto é assim que a BRM não teve dúvidas em anunciar que foi descoberta a carroceria original do primeiro monolugar de Fórmula 1 do Reino Unido. Além disso, a utilizarão para construir um dos três novos carros de corridas P15 V16 de 16 cilindros.
A carroceria foi utilizada para construir os primeiros seis carros BRM que apareceram no mundo no dia 15 de dezembro de 1949 e que participaram em Goodwood em setembro de 1950. Embora os carros tenham evoluído no início da década de 1950 para melhorar a refrigeração, a condução e o desempenho, o primeiro P15 V16 é a forma mais pura deste automóvel.
Uma vez que a forma da carroceria foi modificada, o homem encarregado de tornar realidade o design de Peter Berthon, George Gray, guardou essa carroceria em um armazém, onde permaneceu durante os 70 anos seguintes. O paradeiro da mesma foi durante muito tempo um tema de debate, mas através de uma combinação de pesquisa, sorte, diligência e conversas com historiadores, jornalistas, colecionadores e pessoas com muita memória, a equipe da BRM pôde localizá-la com a ajuda de Geoffrey Marsh.
Após a confirmação do descobrimento, Hall & Hall e BRM se aproximaram de Richard Mille, fundador do exclusivo negócio global de relógios de luxo, para perguntar-lhe se estaria interessado em construir seu Chassi V já encomendado com as especificações originais. O ávido entusiasta da BRM comentou: “Será um privilégio ver este automóvel construído em sua forma original e uma fantástica adição à minha coleção BRM”.
Já começaram a trabalhar na construção do Chassi V, que representa o segundo dos três ‘novos’ V16 Mark 1, e se espera que esteja terminado no início de 2023. Com um automóvel encomendado pela família Owen, e com esta última encomenda de Richard Mille, sobra um último chassi Mark 1 V16 ainda a ser atribuído.