BRM RENASCE COM UMA EDIÇÃO LIMITADA DO SEU HISTÓRICO MONOLUGAR DE 16 CILINDROS

As séries ‘Continuation’ estão na moda e este novo projeto que trata de ressuscitar a marca BRM (British Racing Motors) é uma boa amostra disso, pois se trata de uma iniciativa tremendamente complexa a nível técnico que não pode ser resolvida substituindo os elementos originais por novos componentes ou restaurados.
Este projeto tem sede no Reino Unido e pretende fabricar a partir do zero e comercializar um dos modelos mais emblemáticos da marca britânica, o BRM Type 15 V16, um radical monolugar desenvolvido especificamente para competição. De modo que não devemos esperar que o novo modelo seja usado como um luxuoso esportivo de passeio, pois será uma versão exclusiva para pista e, portanto, não matriculável. Além disso, dado o ambicioso objetivo do projeto, tampouco podemos dizer que o novo modelo será simplesmente um brinquedo de track-days para milionários.
As intenções deste novo projeto passam por realizar uma série de ‘continuação’ praticamente idêntica aos exemplares originais, fabricados no início da década de 50. Por ser um modelo destinado à competição, sua produção foi muito baixa e atualmente só se conhece um exemplar sobrevivente (aqui). Cujo valor, como podemos supor, é muito alto, incalculável segundo algumas fontes.
De acordo com as declarações da nova empresa, a construção destes novos exemplares será muito mais simples do que geralmente é habitual em projetos deste tipo. Já que serão conservados todos os planos e documentação originais do modelo e ainda em perfeito estado. Por isso que já foi anunciado que não serão simples réplicas, mas modelos originais que inclusive estarão dotados de números de chassis reais que nunca chegaram a ser utilizados pela marca devido a uma mudança de regulamentação, que fez com que o modelo deixasse de ser fabricado.
O mais interessante é ver como irão fabricar um motor V16 totalmente novo que contará com somente 1.5 litros de cilindrada e que estará acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades. A empresa espera extrair 600 cv (591 hp) desta mecânica sobrealimentada, cujo regime máximo se calcula em 12.000 rpm. Por enquanto não se conhece o preço, mas já foi confirmado que será uma edição limitada muito exclusiva, pois só pensam em fabricar 3 exemplares.