BUGATTI CHIRON ATINGE OS 414 KM/H EM UMA AUTOBAHN

Embora a concorrência tenha ficado muito dura, inclusive com versões melhoradas dele mesmo, o Bugatti Chiron segue sendo um dos poucos automóveis de produção com o qual se pode superar os 400 km/h. Trata-se de uma velocidade insana que a grande maioria dos mortais, nem sequer os mais malucos pela velocidade, jamais experimentará, porque geralmente não há muitos lugares no mundo onde se possa alcançar essas velocidades de uma forma segura e legal.
Na verdade, os recordes da Bugatti normalmente foram atingidos em condições muito específicas, em uma pista de velocidade circular e com pneus especiais para aguentar semelhantes velocidades. No entanto, há um lugar no mundo fora desses circuitos, ou das típicas pistas de aterrissagem de aviões, em que um Bugatti Chiron pode superar os 400 km/h, e também em estrada aberta. E esse lugar, é claro, são as autobahns.
Pode parecer uma autêntica temeridade colocar um hypercar como este em tal velocidade em uma estrada aberta ao tráfego, embora muitos trechos destas famosas autoestradas alemãs não tenham limites de velocidade, mas foi justamente o que fez o checo Radim Passer, que atingiu os 414 km/h com seu Bugatti Chiron.
No entanto, essa marca não foi fruto do acaso, mas da experiência e uma boa preparação. Não é à toa que Passer já é um especialista em colocar um Bugatti em altas velocidades. Previamente havia superado os 400 km/h no mesmo trecho de autobahn, próximo a Wittenburg, na Alemanha, o que não foi nada fácil, já que precisou de várias tentativas e uma revisão por um problema na transmissão que implicou levar o seu Veyron a Molsheim, e claro, aguardar um momento e condições suficientemente ótimas para dirigir com garantias e segurança para ele e os outros usuários da estrada.
E essa preparação tampouco foi descuidada nesta ocasião. Como mostra em seu vídeo, que também fala do Bugatti Veyron com seus recordes. Para esta nova decolagem a 414 km/h, Passer teve que levantar-se nas primeiras horas da madrugada para poder largar às 4:50 da manhã, um momento perfeito para não encontrar tráfego, e já contar com luz suficiente. No final foi um sucesso, como se pode apreciar no vídeo, embora não possamos imaginar o que deve ser para o carro da faixa ao lado ver passar uma explosão azul a mais de 400 km/h.