BUGATTI CHIRON SUPER SPORT HOMMAGE T50S: UMA HOMENAGEM À ESTREIA EM LE MANS

Embora muitos duvidassem, o Bugatti Chiron consolidou-se como o novo ponto de referência do mercado dos hiperesportivos. Como o veículo de produção mais rápido e poderoso nos 112 anos de história da marca, o Chiron ultrapassou os limites do design, da tecnologia, da engenharia e da fabricação de automóveis. Este Bugatti Chiron Super Sport Hommage T50S é a mais recente criação de marca francesa.
Já se passaram mais de quatro anos depois que a primeira das 500 unidades personalizadas saiu da linha de montagem em Molsheim. No entanto, o Bugatti Chiron já está em sua fase de produção final. Restam poucos exemplares para serem fabricados no formato de Chiron Pur Sport e Chiron Super Sport, embora toda a produção já esteja vendida. Entre eles essa específica versão.
O hypercar presta homenagem ao Bugatti Type 50S, aquele que foi o primeiro automóvel que a empresa utilizou para o seu primeiro assalto nas 24 Horas de Le Mans em 1931. O comprador queria um Chiron Super Sport preto que tivesse algum tipo de conexão visual com o passado da Bugatti. E dito e feito, o escolhido foi o T50S com seu motor V8 de 250 cv, uma joia na época.
Como podemos apreciar na primeira olhada, a verdade é que a Bugatti também não quebrou muito a cabeça pensando em um design único para este Chiron Super Sport, ao contrário de outras criações como o ‘Golden Era’. Essencialmente, se distingue pelo grande número ‘5’ pintado à mão em cada porta e pela grade dianteira de estilo retro. Mas não é a única conexão visual com o T50S.
A equipe do fabricante também acrescentou uma inscrição ‘Le Mans 1931’, junto com um mapa do circuito, diante dos arcos das rodas traseiras e debaixo do aerofólio. Arrematam o exterior os adornos ‘Perlée’, que também podem ser vistos no interior. Ali, as portas exibem o desenho do T50S, ao mesmo tempo que a inscrição ‘Le Mans 1931’ foi bordada nos apoios de cabeça.
Debaixo do capô traseiro, este bólido equipa o poderoso motor W16 de 8.0 litros da Bugatti com nada menos que 1.600 cv e 1.600 Nm de torque, embora a velocidade máxima tenha sido limitada a ‘apenas’ 440 km/h por questão “de segurança e da homologação’. Não menos impressionante é sua aceleração de 0 a 200 km/h em somente 5.8 segundos e de 0 a 300 km/h em 12.1 segundos.