BUGATTI CHIRON NÃO ATINGE OS 450 KM/H PORQUE SEUS PNEUS NÃO SUPORTAM ESSA VELOCIDADE
Desde sua apresentação no Salão de Genebra de 2016, o Bugatti Chiron deixou uma pergunta sem resposta: sua velocidade máxima. Até agora, o pessoal da Bugatti não havia dado uma resposta direta a essa questão, afirmando simplesmente que não tentariam bater o recorde de velocidade do Veyron até 2018. O que suscitava ainda mais perguntas, às quais já se tem uma resposta: os pneus.
Em uma recente entrevista à Popular Mechanics, o piloto de testes da Bugatti e ganhador de Le Mans, Andy Wallace, afirmou que não era possível atingir sua velocidade máxima por um simples motivo, seus pneus não seriam capazes de resistir essa loucura. E embora Wallace não chegasse a afirmar qual seria a velocidade máxima que estimava que o Chiron pudesse alcançar, declarou que o esportivo poderia alcançar facilmente os 450 km/h.
Atualmente o Chiron está limitado a 420 km/h, embora para que se possa atingir essa velocidade é preciso entrar com uma chave especial que ativa o modo de velocidade máxima que permite ao veículo alcançar essa marca, ajustando uma série de parâmetros e realizando uma checagem prévia do estado do carro. No caso de girar o volante mais de um quarto de volta, o modo é automaticamente desativado e sem a chave que o ativa, o Chiron fica limitado a ‘módicos’ 381 km/h.
O motivo dessa limitação é exatamente impedir que os clientes possam alcançar essa velocidade, já que os atuais pneus Michelin que equipam o carro de série não são capazes de suportar essas velocidades tão altas. Wallace também revelou que o fabricante francês de pneus já está trabalhando em novos produtos que permitam alcançar essas velocidades, mas não estarão prontos até 2018. Portanto, teremos que aguardar até 2018 para poder conhecer a velocidade máxima desse monstro de 1.500 cv.
Em relação à velocidade máxima que poderá alcançar, hoje é possível apenas conjecturar. Wallace afirmou que uma velocidade em torno dos 450 km/h não deverá ser problema para o Chiron, já que os 420 km/h ele atinge facilmente. Embora também tenha assinalado que as 300 milhas por hora (482.8 km/h) são impossíveis para o modelo, já que a essa velocidade as forças são devastadoras.
O que é certo é que teremos um duelo nos próximos meses, já que a Hennessey começou a gerar expectativa sobre seu novo modelo, o ainda inédito Venom F5, do qual a empresa americana diz que poderá alcançar as 300 milhas por hora, e que poderá tentar essa façanha inclusive antes do final deste ano. Mas primeiro é preciso chegar o momento da própria apresentação do modelo.