BUGATTI CHIRON PODE CHEGAR AOS 458 KM/H SEM O LIMITADOR DE VELOCIDADE
Quando o Bugatti Chiron foi apresentado no último Salão de Genebra, prometia uma velocidade máxima de 420 km/h. Muitos ficaram surpresos, já que o Bugatti Veyron havia superado essa velocidade quando bateu o recorde mundial. O fato é que aquela velocidade do Chiron era limitada eletronicamente e a marca escondia do que era capaz o superesportivo. Agora se sabe que sem a limitação o modelo poderá alcançar os 458 km/h.
Willi Netuschil, chefe de engenharia da Bugatti, advertia dos riscos em rodar tão rápido. “Temos que lembrar a grande distância necessária para frear nesses níveis de velocidade”, dizia Netuschil. Esta é a razão porque a marca não pretende deixar o Chiron de rédeas soltas, já que existem muito poucos lugares onde se poderá alcançar essa velocidade de forma segura. Claro, nenhum deles é em via pública, onde muitos clientes utilizarão seus superesportivos.
Netuschil mencionou a conhecida pista do Grupo Volkswagen em Ehra-Lessien, que conta com uma reta de 9 quilômetros. Nesse local e no ano de 2010, o Veyron Super Sport alcançou 434,29 km/h (veja o vídeo), embora posteriormente chegasse o Hennessey Venom GT com seus 435,31 km/h para tomar-lhe a coroa. Embora não haja uma intenção explícita da marca em voltar a bater o recorde, é algo que seguramente veremos dentro de algum tempo.
Será que o Bugatti Chiron é capaz de chegar realmente aos 458 km/h? Esta é uma dúvida que por enquanto seguiremos tendo. Argumentos não lhe faltam, já que conta com o motor W16 de 8.0 litros e quatro turbos. Graças a uma potência de 1.500 cv e 1.600 Nm de torque, anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos. Também faz o 0 a 200 km/h em menos de 6,5 segundos e o 0 a 300 km/h em menos de 13,6 segundos, portanto, ninguém duvida do seu potencial.