BUGATTI REVELA ALGUNS DE SEUS MAIS ESPETACULARES PROJETOS SECRETOS
A Bugatti revelou alguns dos projetos secretos nos quais esteve trabalhando estes anos e que por diferentes motivos não puderam ser levados à produção, embora fossem desenvolvidos com essa intenção. Revelando alguns espetaculares esportivos que estavam destinados a completar a escassa linha da marca francesa, mas que foram relegados a uma gaveta.
O projeto Bugatti do Grupo Volkswagen sempre foi uma marca de um só modelo. Depois de encerrar a produção do Bugatti Veyron foi lançado seu sucessor, o Bugatti Chiron, mas agora sabemos que os planos originais da empresa passavam por lançar um super sedan baseado no Bugatti 16C Galibier. Um projeto que foi tão modificado durante o seu desenvolvimento que terminou sendo eliminado por seu grotesco design, deixando espaço para o desenvolvimento do posterior Chiron.
No entanto, o departamento de projetos e desenvolvimento da marca francesa esteve trabalhando em muitas outras alternativas durante estes últimos anos, incluindo novas e mais radicais versões dos modelos existentes e inclusive em espetaculares modelos Gran Turismo destinados a criar novos escalões na linha da marca. E apesar de terem sido desenvolvidos, por diferentes motivos nunca chegaram a ver a luz, embora alguns dos traços e elementos destes projetos fossem herdados pelos distintos modelos e edições especiais que foram lançadas posteriormente.
Bugatti Veyron Barchetta
Um dos designs mais estranhos revelados pela Bugatti se trata de uma radical versão speedster do Bugatti Veyron. Ela foi projetada em 2008 e recebeu a denominação Bugatti Veyron Barchetta, e como seu nome indica, trata-se de uma versão aberta sem para-brisas convencional do Veyron, mas dotada de um espetacular trabalho de reencarroçamento.
Seu design é tão radicalmente diferente ao do modelo em que está baseado que podemos encontrar mais semelhanças com modelos atuais da marca que com o próprio Veyron. Um detalhe muito curioso é que dispõe de faróis LED dianteiros muito parecidos aos que anos mais tarde foram utilizados no Bugatti Divo. A nível mecânico e de chassi seguimos encontrando o esquema do Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse, com o motor de 16 cilindros e 4 turbos em sua configuração de 1.200 cv e 1.500 Nm de torque máximo, montado de maneira central longitudinal.
Bugatti Atlantic Concept
Um dos motivos de design recorrentes na marca francesa é o mítico Bugatti Type 57 SC Atlantic dos anos 30. Um dos modelos mais destacados da primeira época do fabricante francês e hoje em dia um dos mais valorizados pelos colecionadores. Este modelo clássico foi a fonte de inspiração de muitas edições especiais da marca, como é o caso do mais recente La Voiture Noire, um espetacular one-off apresentado em 2019.
Tomando certa inspiração neste modelo, os designers da Bugatti criaram o espetacular Bugatti Atlantic Concept de 2015, um modelo que estava destinado a ser um novo escalão do catálogo da marca e que, portanto, foi concebido para ser levado à produção. Segundo a informação divulgada pela marca, este modelo foi desenvolvido sobre a tecnologia que a Porsche já estava desenvolvendo então para o Porsche Taycan, já que este modelo foi estudado para contar com um motor V8 de duplo turbo dianteiro e um esquema elétrico de duplo motor. O modelo estaria disponível tanto em carroceria coupe como conversível e embora tudo estivesse preparado para sua apresentação durante os eventos de Pebble Beach 2015, na época o Grupo Volkswagen já estava se preparando para a eclosão do escândalo do Dieselgate, de modo que este projeto acabou sendo cancelado e até agora não havia sido apresentado.
Bugatti W16 Coupe Rembrandt
Um dos projetos mais interessantes que acaba de ser revelado pela marca é o Bugatti W16 Coupe Rembrandt, que parece ser uma espécie de antecessor do atual Bugatti La Voiture Noire, pois a semelhança com este one-off é mais que evidente.
O Bugatti W16 Coupe Rembrandt é um espetacular Gran Turismo de motor dianteiro que conta com um perfil e alguns traços extremamente parecidos aos que acabamos vendo no Bugatti La Voiture Noire de 2019. De modo que parece que o protótipo único apresentado no Salão de Genebra 2019 se trata realmente de uma evolução deste projeto. Tanto o perfil como muitos dos traços e detalhes que encontramos no W16 Coupe Rembrandt foram transferidos diretamente ao atual one-off, como é o caso de sua peculiar traseira e suas lanternas curvas.