BYD LANÇA A MARCA DE LUXO YANGWANG COM O SUV U8 E O SUPERCARRO U9

A chinesa BYD, que em menos de 20 anos de história se tornou o maior fabricante de veículos plug-in do mundo, acaba de lançar uma nova marca de luxo chamada YangWang, com a qual pretende enfrentar os poderosos fabricantes premium europeus como Audi, BMW e Mercedes-Benz.
Para a ocasião foram revelados dois novos modelos desta marca, ambos elétricos, especificamente o chamado U8, um crossover que lembra modelos como o Land Rover Defender (sobretudo na vista de perfil), e o U9, um chamativo superesportivo.
YangWang U8
O crossover YangWang U8 está baseado em um chassi tradicional de longarinas e travessas, ideal em termos de capacidades todo-terreno, mas equipa quatro motores elétricos, um em cada roda, para uma potência total estimada em cerca de pouco mais de 1.100 cv e um torque máximo superior a 1.600 Nm.
A empresa chinesa não ofereceu mais detalhes sobre o modelo, de modo que desconhecemos a capacidade da bateria e a cifra de autonomia, embora tenha prometido que o modelo contará com um sistema de distribuição seletiva de torque e que acelerará de 0 a 100 km/h em torno de 3.0 segundos.
Além disso, e uma vez que o carro tem uma configuração de quatro motores, a marca afirma que ele poderá fazer giros sobre si mesmo, tipo tanque, assim como o futuro Mercedes-Benz EQG, e também contará com um ‘crab mode’, como o Hummer EV.
Por enquanto não há imagens do seu habitáculo, mas foi anunciado que o carro mede 5.30 metros de comprimento (cerca de 6 centímetros a menos que o Defender 130 de chassi longo), por volta de 3.05 metros de distância entre os eixos, de modo que o espaço disponível no interior deverá ser bastante generoso.
A YangWang estima um preço por volta de um milhão de yuans para o modelo, o que equivale a cerca de 775.500 reais, e cabe apontar que na China um Mercedes-Benz G Class custa aproximadamente o dobro, dois milhões de yuans.
YangWang U9
Por sua vez, o YangWang U9 é um estilizado superesportivo, totalmente diferente do seu irmão crossover, embora também seja elétrico e recorra a uma configuração de quatro motores. Quanto ao design, destacam-se seus faróis LED em formato de C, as marcadas linhas da carroceria, a aleta central traseira, um imponente difusor e as portas de abertura vertical.
Neste caso, cada um dos motores elétricos desenvolve 327 cv, para uma potência combinada de 1.300 cv. Suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 2.0 segundos, quase tão rápido quanto o Rimac Nevera.
O preço do U9 na China ainda não foi anunciado, mas durante sua apresentação oficial, a marca o apresentou como ‘um supercarro de um milhão de yuans’, de modo que poderá custar o mesmo que o crossover U8. Além disso, tampouco se sabe se a BYD tem intenção de oferecer sua nova marca de luxo fora das fronteiras da China.