C5 AIRCROSS HYBRID 136: UMA NOVA OFERTA ELETRIFICADA, FÁCIL E ACESSÍVEL QUE NÃO REQUER RECARGA
A Citroën apresenta um motor totalmente novo para o C5 Aircross: o Hybrid 136. Baseado na tecnologia compacta e leve Hybrid 48 V, é composto por uma bateria de 48 V que se recarrega durante algumas fases da condução, e um motor a gasolina PureTech de 136 cv projetado especificamente para adaptar-se a este novo sistema híbrido, e acoplado a uma nova transmissão ë-DCS6 um motor elétrico de 21 kW.
Simples e fluida em sua utilização, esta tecnologia híbrida se adapta perfeitamente ao polivalente C5 Aircross. Com apenas 129 g de emissões de CO2/km segundo o ciclo combinado WLTP, a versão 136 do C5 Aircross Hybrid emite 15% menos de CO2 que a versão equivalente a gasolina não elétrica. Seu preço se aproxima ao de uma versão diesel com um motor equivalente e emite quase 12% menos de CO2 que esta última. Também aporta todas as vantagens da mobilidade elétrica, desde um maior prazer de condução até a possibilidade de circular por zonas de baixas emissões. Por isso, o 136 Hybrid é especialmente atrativo no C5 Aircross, um SUV que se distingue dos demais veículos de seu segmento por seu design e atitude únicos, assim como por seu conforto e sua modularidade a bordo.
O Hybrid 136 completa a linha eletrificada do C5 Aircross, que inclui o Plug-in Hybrid 180 e o Plug-in Hybrid 225. Já representam 40% das vendas totais do C5 Aircross. Em termos mais gerais, reforça e acelera a estratégia de eletrificação da Citroën, composta por 10 modelos: do Híbrido ao 100% elétrico e o Híbrido Plug-in, do Ami ao C5 X, dos carros de passeio aos veículos comerciais, cada vez mais com o objetivo de oferecer uma solução adaptada às necessidades do cliente, mantendo o orçamento sob controle.
A nova tecnologia 48V HYBRID em detalhe
Graças a esta tecnologia híbrida de 48 V, se otimizam os tempos de condução mista e 100% elétrica sem emissões, o que se traduz em um maior conforto de condução, um menor consumo e menos emissões de CO2. Esta tecnologia híbrida leve e compacta está baseada em:
- Um motor a gasolina 1.2 PureTech de nova geração, especialmente desenvolvido para a hibridação (40% das peças são novas) com 3 cilindros e 1.199 cm3, que oferece 136 cv (100 kW) a 5.500 rpm e um torque de 230 Nm a 1.750 rpm. A escolha de um turbocompressor de geometria variável e a cadeia de distribuição contribuem para o seu desempenho e robustez. Ao cumprir a norma Euro 6.4 e funcionar segundo o ciclo Miller, o motor melhorou sua eficiência térmica.
- Um motor elétrico síncrono de ímãs permanentes, capaz de desenvolver uma potência máxima de 21 kW (28 cv) e um torque de 55 Nm. Permite que o C5 Aircross funcione de forma 100% elétrica para necessidades de baixo torque, e baixa velocidade, ao manobrar ou reduzir a velocidade, e ajuda o motor a gasolina ao arrancar. Durante a desaceleração, atua como um gerador para recarregar a bateria, o que reduz ao mesmo tempo o desgaste dos freios.
- Um motor de arranque de correia, alimentado por 48V. Permite dar a partida no motor a gasolina com rapidez e capacidade de resposta.
- Uma nova transmissão de dupla embreagem eletrificada, a ë-DCS6, um sistema de dupla embreagem de 6 velocidades sem freio de torque, também projetado especificamente para sistemas híbridos. As mudanças de marcha são mais curtas e a condução mais confortável. O motor elétrico, o inversor e a ECU estão integrados, otimizando o espaço debaixo do capô do motor.
- Uma bateria de íons de lítio de 48 V com uma capacidade disponível de 432 Wh instalada debaixo do banco dianteiro esquerdo, de modo que não afeta o porta-malas nem o espaço interior.
- Além disso, graças a um conversor de voltagem, parte da eletricidade produzida pelo motor elétrico de 48 V se transforma em 12 V para alimentar os equipamentos do carro. De este modo, podem coexistir duas redes elétricas separadas.
C5 Aircross Hybrid 136 Ë-DCS6: Fácil acesso à mobilidade elétrica
Com este novo motor híbrido, a Citroën oferece uma nova alternativa eletrificada que proporciona todo o conforto da condução puramente elétrica, economiza combustível e reduz as emissões de CO2, mantendo os custos sob controle.
O C5 Aircross Hybrid 136 pode ser conduzido em modo elétrico na cidade, na estrada com um suave toque e durante as manobras. Na cidade, esta versão híbrida pode realizar até 50% dos trajetos em modo 100% elétrico, com zero emissões e sem vibrações. Graças às vantagens da condução puramente elétrica, o bem-estar a bordo aumenta durante os trajetos diários na cidade e na estrada.
A tecnologia 48V HYBRID otimiza o desempenho e o consumo de combustível do C5 Aircross, com uma economia média de 1 litro/100 km (ou seja, 15%) em comparação com o motor a gasolina PureTech 130 EAT8. Cabe destacar que este motor é muito eficiente em condições de condução urbana, com uma economia média de combustível de quase 30%.
Também tem um impacto positivo nas emissões de CO2: podem ser reduzidas em até 15% (20 g) em comparação com o motor a gasolina PureTech 130 S&S EAT8. Com 129 g de CO2/km (segundo o ciclo combinado WLTP), o C5 Aircross Hybrid 136 ë-DCS6 oferece a liberdade de conduzir sem limitações em muitas zonas com restrições de tráfego.
A propulsão híbrida desta nova versão do C5 Aircross proporciona altos níveis de conforto com seus dois motores (elétrico e gasolina), que funcionam juntos ou separados, de forma automática, suave e sem intervenção do condutor. E, no caso de fortes acelerações, o motor elétrico proporciona 9 kW adicionais (aproximadamente 12 cv). Graças às possíveis acelerações dinâmicas, garante que o carro seja sempre confortável de conduzir.
Como a bateria se recarrega automaticamente quando o carro desacelera, este novo motor torna mais confortável o uso diário, e atrairá os clientes que queiram experimentar a condução elétrica sem necessidade de recarregar.
Com esta versão C5 Aircross Hybrid, a Citroën oferece uma solução de mobilidade elétrica que combina simplicidade, eficiência energética e uma experiência de conforto única, a um preço comparável ao da versão diesel, mas com menores emissões de CO2.
Continua sendo a referência em conforto a bordo
O C5 Aircross Hybrid 136 ë-DCS6 mantém todas as características de conforto a bordo do C5 Aircross (suspensão e bancos Citroën Advanced Comfort, espaço e modularidade), as mesmas personalizações e os mesmos níveis de acabamento (Feel, Feel Pack, Shine e Shine Pack).
Para facilitar o uso desta versão híbrida, seu quadro de instrumentos digital foi melhorado com uma tela específica. Os condutores terão toda a informação que necessitam sobre a condução híbrida diretamente na frente de seus olhos, sem ter que desviar o olhar:
- Tacômetro em azul para mostrar a condução 100% elétrica;
- O fluxo de energia do motor híbrido;
- O nível de carga da bateria;
- Modo de condução através de um medidor de potência (Carga, Eco, Potência);
- Porcentagem de distância percorrida em modo elétrico, em qualquer momento e de média.